Uma janela sobre o mundo bíblico

III Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica



Leia mais sobre Bíblia no Brasil |


A Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB) organiza um congresso que se realiza em São Paulo, na PUC, nos dias 8, 9 e 10 de setembro. O Congresso tem como tema “Jesus e as tradições do antigo Israel”.

Estão programadas 6 conferências: História da pesquisa sobre Jesus (Prof. Dr. Pedro Lima Vasconcellos), Jesus e as tradições apocalípticas de Israel (Prof. Dr. Néstor Míguez), Jesus, as tradições messiânicas de Israel e o submundo da Galiléia (Prof. Dr. Richard A. Horsley), As recepções de Isaac e de Jesus no contexto religioso popular judaico e cristão (Prof. Dr. André Leonardo Chevitarese), Jesus e a tradição das transgressoras (Profª. Drª. Ivoni Richter Reimer), Jesus e as tradições sapienciais de Israel (Prof. Dr. Carlos Mesters). Cada conferência é seguida por uma reação de outro biblista. Além das conferências, estão previstas mesas de comunicações coordenadas, comunicações livres e lançamentos de livros.

Durante o Congresso, terá lugar a Assembléia geral eletiva da ABIB. A fundação da Associação foi decidida durante o Primeiro Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica, realizado em Goiânia, em 2004, com participação de pesquisadores/as de várias tradições religiosas de todo o Brasil e efetivada por uma comissão delegada, no dia 13 de maio de 2006.

Os Objetivos da Associação são:
incentivar e apoiar trabalhos no campo da pesquisa bíblica e áreas afins;
contribuir para a publicação e divulgação dos resultados de pesquisa bíblica; facilitar a comunicação, o debate e a cooperação entre os associados e entre a Associação e instituições afins, através de encontros nacionais e regionais;
defender a liberdade de pesquisa e o pluralismo e promover a solidariedade entre os associados.

O atual presidente da associação é Valmor da Silva.

Ulteriores informações sobre o Congresso e a ABIB podem ser encontradas no site www.abib.etc.br

1558 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook