Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual a medida de um côvado?



  • Pergunta de Guilherme Benittez, Vila Velha ES
  • 1903
  • 05/04/2017
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Medidas, pesos e moedas |


Parece uma pergunta simples, mas não é fácil de responder. Há outras respostas aqui no site e vejo que não são muito uniformes. Isso é sintomático, pois no mundo antigo não existia um padrão, como acontece hoje. Naquele tempo, cada pequena realidade usava suas próprias medidas. E o texto bíblico retrata essa realidade. Portanto, um termo como "côvado" pode exprimir uma medida diferente em cada momento histórico. A propósito de "unidades de medidas na Bíblia", convido a ler o excelente artigo de Edilson Roberto Pacheco, presente na rede.

 

Côvado

Essa unidade de medida pode aparecer também como "cúbito" e se trata de uma unidade de comprimento. Em hebraico si trata do termo "ammah". Sua utilização é encontrada, predominantemente, na descrição da edificação do Templo de Salomão (1Reis, 2Crônicas) e em grande parte do livro de Ezequiel (as medidas do interior, o vestíbulo, as câmaras, pilares, átrio, altares para sacrifícios, ombreiras, muro do átrio, o Santo dos Santos). De semelhante maneira, também é referida na repartição das terras aos sacerdotes (Ez 45.1).

Essa medida é apresentada pela primeira vez na história da Arca de Noé, por ocasião da predição do dilúvio: “E assim é que a farás: trezentos cúbitos, o comprimento da arca, cinqüenta cúbitos, sua largura e trinta cúbitos, a sua altura” (Gn 6.15). Essa medida é definida, no quinto livro do Pentateuco, com referência a uma parte do corpo humano: “Porque somente Og, rei de Bashán, foi o que restou dos Refaim. Eis aqui seu leito, um leito de ferro, de certo este está em Rabat Amon; tem nove cúbitos de comprimento e quatro cúbitos de largura, segundo o cúbito do homem (Og)” (Dt 3,11).

A expressão “segundo o cúbito do homem” [be-ammat ish] remete a uma unidade de medida linear equivalente a do antebraço de um homem, nesse caso a referência é o rei Og. O comprimento é, portanto, do cotovelo à ponta do dedo médio, normalmente 45 centímetros. Portanto, a arca de Noé teria tido, aproximadamente, 150m de comprimento, 25m de largura e 15m de altura.

1903 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook