Uma janela sobre o mundo bíblico

Como o evangelista Marcos, que não era apóstolo, morreu?



  • Pergunta de Alan, Sete Lagoas - MG
  • 1812
  • 05/04/2017
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Marcos |


O evangelista Marcos

Marcos era oriundo da cidade de Jerusalém filho de Maria, e na sua casa se reunia a comunidade cristão original de Jerusalém. Diz o texto que Pedro quando foi libertado da prisão foi acolhido nesta casa. Marcos era primo de Barnabé, um companheiro de viagens de Paulo e que Marcos acompanhou Paulo na sua primeira viagem, mas que depois se separou. Vamos depois encontrar Marcos em Roma e possivelmente foi companheiro de Pedro. Os estudiosos colocam o seu Evangelho como que um resumo da catequese de Pedro em Roma.

João Marcos atuou em Chipre e em Éfeso, na Ásia Menor, depois da morte de Paulo fugindo da cidade de Roma que perseguia a comunidade cristã, mudou-se para o Egito sendo evangelizador na cidade de Alexandria.

Foi nesta cidade o primeiro Patriarca da Igreja Copta Egípcia. Sendo martirizado em Alexandria, no dia da Páscoa, durante o sacrifício da missa, e teve seu corpo arrastado por uma parelha de cavalos, aos 54 anos pelas ruas de Alexandria.

Na Itália está ligado à cidade de Veneza, para onde comerciantes venezianos provenientes de Alexandria, transportaram suas relíquias no ano de 828 d.C., e a cidade de Veneza tomou como padroeiro.

Simbolizado com a figura do leão a Igreja Católica festeja seu dia em 25 de abril, data em que o evangelista teria sido martirizado.

1812 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook