Uma janela sobre o mundo bíblico

A reencarnação é uma doutrina que pode ser justificada usando a Bíblia?



  • Pergunta de Rui, Bahia
  • 1416
  • 21/04/2017
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Reencarnação |


Não podemos usar a Bíblia para apoias a tese da reencarnação. A revelação divina nos leva à ressurreição, revelada através do mistério pascal vivido por Cristo, feito memória nos dias da Páscoa. Ressurreição e reencarnação não podem coexistir; uma exclui a outra. Não podemos acreditar na revelação bíblica e pensar que exista reencarnação.

É claro que há muitos que usam a Bíblia para argumentar teses sobre a reencarnação. A volta de Elias seria um dos elementos mais usados. Jesus diz que Elias virá e restaurará todas as coisas. Essa era uma esperança já mencionada por Malaquias 3 e deriva da tradição, fundada na biografia de Elias conforme o livro dos reis, segundo o qual Elias teria subido aos céus em um carro de foto, sem ter morrido. Já pudemos usar esse site para explicar a expressão de Jesus e concluímos que o seu objetivo era se declarar como Messias, vendo em João Batista aquele que anunciou a sua chegada.

Outro aspecto importante que precisa ser sublinhado é que Deus, através de Cristo, nos redimiu de nossos pecados. É uma questão ontológica: fomos purificados por Cristo e não é a nossa ação que traz essa purificação. De fato, se pensa que com a reencarnação ficamos mais puros, até que se alcance um estado tal que nos permita entrar no céu. Mas para que isso se Cristo já nos redimiu? De fato, lemos em Hebreus 9,27:

E como é fato que os homens devem morrer uma só vez, depois do que vem um julgamento, do mesmo modo, Cristo foi oferecido uma vez por todas para tirar os pecados da multidão.

1416 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook