Uma janela sobre o mundo bíblico

O que é que Vocês querem? Dizer que sabem tudo, ver que não sabemos nada, ensinar, aprender, polemizar, despertar...



  • Pergunta de Eliel Ferreira de Figueiredo, Serra/ES
  • 776
  • 29/04/2017
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Métodos de leitura |


Eliel acrescenta, ainda, na sua pergunta:

A bíblia foi escrita para ser lida interpretada e obedecida, porém o que está destruindo a muitos é a interpretação. Então, o que vocês querem?

Não é muito claro o destinatário da sua crítica, se nós os autores ou os que comentam nossas respostas. Do nosso ponto de vista, o objetivo que temos é de dar instrumentos para que se possa ler de maneira mais perspicaz a Palavra de Deus. Você há de convir que a Bíblia foi escrita há muito tempo, em um contexto diferente, usando uma linguagem diversa da nossa. Deus fala inserindo-se na história; inspira pessoas para que trasmitam a sua verdade, mas não faz um ditado. A mensagem divina está inserida dentro de um contexto particular. Entender esse contexto histórico e literário só é possível com algum estudo.

Há algum tempo atrás poucos conseguiam ter acesso às pesquisas realizadas pelas diferentes disciplinas científicas. Hoje em dia, quem quer pode entrar nesse mundo e estudar as conclusões as quais chegaram os pesquisadores. Isso pode ser feito pela internet ou também comprando um bom livro. O nosso site também quer contribuir a esse processo.

É óbvio que a Bíblia é acessível a todos, também a quem não tem nenhuma noção sobre a geografia da terra santa ou, por exemplo, não sabe nada sobre os sistemas políticos que existiam no tempo bíblico. Mesmo não conhecendo essas noções, o leitor pode ler e descobrir Deus se revelando através da Palavra. Por outro lado, é mister se dar conta que existem diferentes níveis de leitura da Bíblia. Você não pode ser um pregador e nunca ter se preocupado em aprofundar a sociologia da época bíblica ou, em geral, o contexto em que nasceram os livros da Bíblia.

O estudo é um instrumento excelente para a compreensão bíblica. É claro que não basta, pois precisa também de fé. Quem não tem fé não pode pensar entender bem a Bíblia, mesmo sendo um excelente cientista. Ciência e fé devem estar juntas!

Há outro aspecto importante, já lembrado no passado pelos Padres da Igreja: a fé busca entender. Quem tem fé quer aprofundar, quer entender melhor. Portanto a busca, o estudo, que pode ser feito não só através dos livros, mas também com a contemplação, faz parte da dinâmica natural da fé.

Há muitos cientistas que acreditam ser donos da verdade. Obviamente esse é um aspecto deficiente e não pode ser tomado como parâmetro. No ambiente cristão ha alguns que aprendem algumas palavras em hebraico ou greco e pensam saber tudo, ter adquirido autoridade para dizer o que está certo ou errado. A falta de humildade é um excelente parâmetro para julgar de maneira negativa uma atitude religiosa.

776 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook