Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual o significado da palavra GRIGORI da bíblia?



  • Pergunta de Alan, Pernambuco
  • 728
  • 13/05/2017
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Anjos |


Os "grigori" é uma palavra usada, na Bíblia, exclusivamente em Daniel. Fora da Bíblia aparece em algumas obras apócrifas e tem o significado genérico de "anjos". Essas obras foram escritas em hebraico, mas a versão em grego dessas passagens usou a palavra "gregori" para traduzir o hebraico "ir" (עִיר). Portanto, "gregori" é uma palavra grega ("oi gregoroi", οι Γρήγοροι), que significa "vigilantes", "guardiãos". 

Em Daniel, o termo "Vigilante" aparece no capítulo 4, nos versículos 10, 14 e 20 (em algumas versões nos versículos 13,17 e 23). Na literatura apócrifa, aparece espcialmente no Livro de Henoc, nos Jubileus, nos Testamentos dos Patriarcas e no Documento de Damasco.

Particularmente em Daniel, o seu significado é aquele de um ser sempre em vigília, ao serviço de Deus. Precisaria comparar com a visão de Ezequiel 1,18, que cita rodas "cheias de olhos", e Zacarias 4,10, que dá aos anjos o título "olhos do Senhor".

A literatura apócrifa liga essa figura com os arcanjos decaídos (conferir Gênesis 6,4). Na tradição posterior, os "vigilantes" se tornam os "anjos da guarda".

728 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook