Uma janela sobre o mundo bíblico

No capitulo 18 de João os soldados ao se depararem com Jesus e ter lhes dito a quem buscais e ao responderem que era Jesus e quando Jesus disse sou eu, caíram. Porque estes homens caíram?



  • Pergunta de Vanderlei de Grecci, Campinas - SP
  • 1605
  • 24/05/2017
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Jesus e Antigo Testamento |


Olá Vanderlei de Grecc de Campinas - SPi!

A resposta à sua pergunta vem do Antigo Testamento. Esta frase “retrocederam e caíram por terra” encontramos no Antigo Testamento no livro do Salmos. No livro dos Salmos aparece narrado a derrota dos que perseguem o homem justo, que confia no Senhor Deus:

“Quando os malfeitores avançam contra mim para devorar-me...tropeçaram e caem” (Salmos 27,2) Bíblia de Jerusalém.

Sem dúvida os fatos relacionados a Paixão de Jesus foram escritos pelos autores sagrados segundo os termos e a teologia do Antigo Testamento. O livro de Isaías 53, muito colabora para a compreensão da narrativa da paixão.

Querer entender estes fatos não é tarefa muito fácil.

Podemos entretanto dizer que os soldados que chegaram no jardim das Oliveiras para prender Jesus, sentiram-se diminuídos diante da majestade de jesus, semelhante ao acontecido com os guardas do templo no episódio das di9scussões sobre a origem de Jesus.

Os termos retroceder, recuar, cair são usados na linguagem simbólica com o significado de derrota. Neste fato não é Jesus que é derrotado, mas o mundo representado pelos soldados romanos que são derrotados, e Judas Iscariotes estava com eles, sendo outro derrotado.

A expressão (sou eu) afirma que Jesus o Messias esperado quer mostrar ao chefe deste mundo (o Imperador Romano) que sua entrega, estava prevista pelo Pai, e resultaria na salvação da humanidade. Ele o Messias o filho de Deus Pai, venceria o Mundo. Sua morte não será o fim, mas será o começo de um tempo novo.

1605 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook