Uma janela sobre o mundo bíblico

Enfeites do templo de Salomão



Luiz da Rosa

Leia mais sobre Arqueologia |


Nas escavações da cidade de Davi, em Jerulém, foi encontrado uma miniatura de uma romã feita com marfim. A particularidade deste objetio é que tem muita semelhança com a descrição que faz 1Reis 7: haviam 400 romãs que cobriam os capitéis na casa de Salomão. Mais precisamente, o texto em 1Reis 7,40-42 conta que Hirão, um artesão de Tiro, no Líbano, preparou esses objetos para o Templo: Hirão fez também as caldeiras, as pás e as bacias; assim acabou de fazer toda a obra que executou para o rei Salomão, para a casa do Senhor, a saber: as duas colunas, os globos dos capitéis que estavam sobre o alto das colunas, e as duas redes para cobrir os dois globos dos capitéis que estavam sobre o alto das colunas, e as quatrocentas romãs para as duas redes, a saber, duas carreiras de romãs para cada rede, para cobrirem os dois globos dos capitéis que estavam em cima das colunas

O objeto, com cerca de 2 centímetros de altura, sobre o qual tem uma pombinha, foi encontrado junto à piscina de Siloé, próxima à sorgente do Ghihon. Os arqueólogos hipotizam que essa piscina fazia parte do antigo projeto hidráulico da cidade, que foi realizado escavando a pedra. O objeto encontrado foi datado como sendo do IX século antes de Cristo, ou seja, da época do primeiro templo, logo depois do reino de Salomão.

Há 12 anos a região da piscina de Siloé tem sido escavada pela “Israel Antiquities Authority”, em cooperação com a “Autoridade para a Natureza e os Parques de Israel” e a associação “Elad”, conduzidos pelo professor Ronny Reich (Universidade de Haifa) e Eli Shukron (IAA). Entre os objetos encontrados, existem 10 mil fragmentos de espinas de peixe de diversos tipos e espécies. Por causa desses restos, os arqueólogos estudam a ligação que existiria entre Jerusalém e a região do litoral e também a alimentação dos habitantes da cidade no período do primeiro tempo. Também foram encontradas 170 bulas de cerâmica, sobre as quais tem um sigilo ou parte dele.

3596 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook