Uma janela sobre o mundo bíblico

Quem são os 24 anciãos e o que significa os 24 tronos?



  • Pergunta de Alexandre Aparecido, Mongaguá - SP
  • 1635
  • 02/07/2017
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Apocalipse |


Olá Alexandre Aparecido!

O estudo do livro do apocalipse é muito importante para animarmos nos desafios da vida de seguimento a Jesus Cristo. Suas perguntas indicam dificuldades de compreensão da linguagem do Apocalipse. De fato só podemos entender o Apocalipse se fizermos um estudo dos símbolos que no texto aparecem.

Quem são os 24 anciãos do Apocalipse 4,4!

O entendimento de quem seriam estes 24 anciãos é difícil e encontramos várias interpretações.

Alguns comentaristas entendem que os 24 anciãos sejam o conjunto da humanidade que esta libertada. A parte do mundo que não se sujeitou as normas do culto imperial do Império Romano. Estes formam o conjunto dos homens e mulheres que já fizeram uma opção a favor de Deus.

Um segundo sentido, mais preciso, diz que estes 24 anciãos representam o povo de Deus, o povo que estava enfrentando o martírio por sua fé em Jesus Cristo.

Mas também podemos afirmar que estes 24 anciãos representam o povo na sua organização: o povo que pertenceu as 12 tribos de Israel, o povo de Deus, e o povo que começa a se organizar a partir dos 12 apóstolos. Para mim esta última seria a melhor interpretação do texto.

O que significa os 24 tronos?

Nos 24 tronos: estão assentados os que terminaram a obra e receberam a recompensa prometida por Jesus de que:

 “ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono” (Apocalipse 3,21) Bíblia de Jerusalém

Os vinte e quatro tronos são símbolos do poder destes homens que receberam liderança no meio do povo de Deus.

1635 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook