Uma janela sobre o mundo bíblico

Exposição da Bíblia Carolíngia



Luiz da Rosa

Leia mais sobre Manuscritos bíblicos |


Pela primeira vez na história será exposta o Códice chamado “Bíblia Carolíngia”, uma edição da Bíblia feita por Carlos, o careca. A mostra durará 2 meses, de 19 de abril a 29 de junho, em Roma. O manuscrito está guardado na Basílica São Paulo Fora dos Muros, que fica em Roma, onde está o túmulo do apóstolo Paulo.

A Bíblia Carolíngia é um manuscrito em pergaminho com 366 páginas, com muitos desenhos, realizada em 866 pelo monge Ingolberto, de Meins, a pedido de Carlos II, o careca, rei do Império do Ocidente. O próprio imperador doou o livro, em 875, ao papa João VIII. Sobre este volume os imperadores juravam, durante a Idade Média, fidelidade aos pontífices.

A exposição é realizada por ocasião das atividades do ano paulino, promovido pela igreja católica, cujo centro principal é a Basílica São Paulo Fora dos Muros. Os monges, que cuidam da basílica, abrirão, extraordinariamente, as portas da própria abadia aos visitantes, que poderão admirar o manoscrito, que ficará aberto em uma das cartas de Paulo.

2460 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook