Uma janela sobre o mundo bíblico

Além das sete igrejas da Ásia, mencionadas no livro de Apocalipse, e da igreja de Corinto, quais outras igrejas também são mencionadas na Bíblia?



  • Pergunta de Leandro Machado, Tombos / MG
  • 923
  • 22/07/2017
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Igrejas |


Olá Leandro Machado de Tombos / MG!

Sua pergunta se dirige mais para as curiosidades bíblicas, querendo saber o nome das outras Igrejas mencionadas na Bíblia. Para começo de resposta, temos que delimitar a resposta ao Novo Testamento, onde começa aparecer o nome Igreja.

Lembras as cartas as 7 Igrejas do Apocalipse. Falar de Igrejas no Novo Testamento é tema longo, e nossos leitores preferem respostas curtas e com sentido. Tentarei limitar a questão do nome das Igreja, não querendo rastrear no Novo Testamento nomes de Igrejas, lembrarei as principais, que poderão ajudar na sua compreensão.

No Novo Testamento o texto nos indica que o nome igreja na sua expressão local tem o seu nome: o nome seria o próprio nome da localidade. Em palavras simples poderíamos nos expressar assim como o pai dá nome ao filho, Deus, o Pai da Igreja, é quem dá o nome à Sua Igreja. Deus deu o nome da localidade onde a igreja está, como sendo o nome da igreja, como se pode constatar nos livros do Novo Testamento.

Elencando o nome de algumas Igrejas:

Igreja em Jerusalém (At 8,1-3);

Igreja em Antioquia (At 13,1);

Igreja em Cencréia (Rm 16,1,2);

Igreja em Corinto (I Cor 1,2; II Cor 1,1);

Em todo o Novo Testamento, a Igreja é denominada pelo nome da sua localidade.

Por exemplo, (usando a realidade nossa) Igreja em Porto Alegre, em Novo Hamburgo, etc. Os primeiros cristãos que foram se espalhando pela Judeia, Samaria, Galiléia, Ásia Menor, em todo o Império Romano, dava o nome destas cidades a Igreja. A Igreja de Roma, de Jerusalém, de Antioquia etc.

923 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook