Uma janela sobre o mundo bíblico

Como entender os sete anjos e as sete estrelas de Apocalipse 1,20?



  • Pergunta de Mirabel , São Paulo - SP
  • 193
  • 12/03/2017
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Apocalipse |


Olá Mirabel Wittek de São Paulo - SP!

O texto de Apocalipse 1,20 assim está escrito:

“Quanto ao mistério das sete Igrejas que viste em minha mão direita e aos sete candelabros de ouro: as sete estrelas são os Anjos das sete Igrejas, e os sete candelabros as sete Igrejas” 2 Ao anjo da Igreja de Éfeso, escreve: Assim diz aquele que segura as sete estrelas em sua mão direita, o que está andando em meio aos sete candelabros de ouro.” (Apocalipse, 1,20 – 2,1) Bíblia de Jerusalém.

Ideia semelhante a esta do Apocalipse, anjos que são responsáveis e regem as Igreja, aparecem na literatura judaica. Mais ainda encontramos que os anjos cuidam das pessoas e das comunidades. (veja Êxodo 23,20)

“Eis que envio um anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que tenho preparado para ti.” (Êxodo 23,20) Bíblia de Jerusalém.

Podemos assim interpretar que cada Igreja é governada por um anjo de Deus que é responsável, e que este anjo tem a missão de receber e levar está carta a Igreja. Uma outra imagem que aparece, muito bonita é esta: Na mão de Cristo estão estas Igrejas, Ele as cuida, protege e conduz.

Consulta:

Bíblia de Jerusalém, 1980

Casonatto, Odalberto Domingos, Curso de Apocalipse João, com leitura orante, Paroquia São Francisco de Assis, Porto Alegre, 2016 

193 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook