Uma janela sobre o mundo bíblico

Encontrado fragmento de inscrição hebraica do período dos reis



Leia mais sobre Arqueologia |


Foi encontrado uma placa de pedra com algumas letras de hebraico antigo no material das escavações realizadas próximas à Fonte Gihon, dentro do Parque dos Muros de Jerusalém. As escavações, dirigidas pelo professor Ronny Reich da Universidade de Haifa, são patrocinadas pela Fundação Ir David.

De acordo com os restos dos materiais encontrados juntos com a inscrição e com a forma da escrita, a placa de pedra com a inscrição foi datada como sendo do VIII século antes de Cristo. A pedra está quebrada em todos os lados. Tudo o que resta da inscrição são duas linhas de escrita. Na linha superior aparece …]kiah. Aquilo que vem antes do kof (k) não pode ser descoberto. Se eventualmente a letra anterior fosse zayin (z), poderíamos completar a palavra e ler “Hezekiah” e talvez dar uma importância histórica à inscrição. Há também outros nomes usados então que poderiam entrar nessa combinação: Hilkia, Amekiya, etc.

Na segunda linha temos os restos de 2 palavras. Aqui também temos só o sufixo de uma palavra: …]ka. Neste caso temos várias possibilidades para completar a palavra, tais como “birqa” (uma saudação, que exprime bons desejos). Outra possibilidade é a palavra “brecha”, que significa reserva de água, uma cisterna/piscina. Tal hipótese seria sustentada pelo contexto em que foi encontrada a inscrição, a pouca distância da Piscina di Shiloah.

O arqueólogo pensa que provavelmente se trata de uma inscrição comemorativa, pensada para celebrar algum projeto de construção. Contudo alguma coisa de mais concreta poderá ser dita somente se forem descobertos outros fragmentos de inscrição.

1857 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook