Uma janela sobre o mundo bíblico

Uma rainha na terra de Canaã?



Luiz da Rosa

Leia mais sobre Arqueologia |


Segundo a Bíblia, na terra de Canaã existiram apenas reis. Todavia, as descobertas de um grupo de aqueólogos de Israel lança um pouco de dúvida sobre essa certeza, pois diz que existiu ao menos uma rainha na antiga região pré-bíblica entre o Mediterrâneo e a Jordânia. Eles encontraram um pedaço de cerâmica sobre a qual aparece uma figura real com traços femininos. Foi encontrada no ano passado, na região de Bet Shemesh. Uma publicação desses dias, da Universidade de Tel Aviv, fala sobre o assunto. O petinado e as flores que tem em mãos sugerem que se trate de uma mulher; uma rainha, pois aparece com símbolos das figuras masculinas reais e das divindades egípcias.

De acordo com os argumentos de Shlomo Bunimovitz e Zvi Lerderman, essa rainha teria governado em torno do ano 1350 antes de Cristo. No período, a terra de Canaã era dominada pelo Egito e tal hipótese poderia ajudar a entender a misteriosa frase encontrada nas placas de argila encontradas em Tel el-Amarna: “mestre das leoas”. Uma carta é enviada pela “mestra das leoas” ao Faraó, onde se lamenta a desordem provoada por rebeldes no país.

Canaã é o termo usado na Bíblia pra descrever o território entre o Mediterrâneo e a Jordânia, antes da conquista de Josué e das tribos de Israel vindas do Egito, que teria acontecido por volta de 1.200 antes de Cristo.

1643 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook