Ney Brasil Pereira
Pe. Ney, membro da Pontificia Comissão BÃblica, é professor de exegese bÃblica no ITESC e desde março de 1974, atua como Capelão das Instituições Penais de Florianópolis, a saber: a Penitenciária Estadual, a Cadeia Pública, e o Manicômio Judiciário.
Somado ao grande conhecimento sobre a BÃblia â ele é considerado um exegeta, pelo domÃnio da interpretação minunciosa â, o domÃnio das lÃnguas ajudou na conquista da função de destaque que ocupa. O padre é o único brasileiro na PontifÃcia Comissão BÃblica, um grupo de 20 especialistas de todo o mundo que se dedica ao estudo da BÃblia. à um dos cinco representantes do continente americano.
Ele foi nomeado para a Comissão em 2001 e pesquisou o tema BÃblia e Moral, proposto pelo então cardeal Josepf Ratzinger (hoje papa Bento XVI).
Para ter condições de ler os textos originais da BÃblia é fundamental o domÃnio do hebraico e do grego, explica o sacerdote. Entre os exemplares que circulam no Brasil, ele participou da edição da BÃblia de Jerusalém, da Tradução Ecumênica da BÃblia e da BÃblia da CNBB. âAs passagens bÃblicas têm nÃveis diferentes de dificuldade. No texto original do Antigo Testamento há trechos que não trazem subsÃdios suficientes e o tradutor é obrigado a fazer conjecturasâ, exemplifica o padre.
Aos 79 anos, ele ainda encontra tempo para lecionar no Instituto Teológico de Santa Catarina e para as funções de capelão no Complexo Penal da Agronômica e a de regente do Coral da Catedral Metropolitana, em Florianópolis.
Nascido em São Francisco do Sul, ele mudou para a Capital aos oito anos. Freqüentou o seminário em Brusque e foi ordenado padre em Roma, onde cursou o mestrado em Teologia. De volta ao Brasil, permaneceu pouco tempo. No inÃcio dos anos 60, conseguiu uma bolsa para estudar música nos Estados Unidos. Dez anos mais tarde, fez mestrado em Exegese, em Roma, e em 1973, retornou para Florianópolis.
0 textos publicados