Romanos
Romanos 2
- Portanto, és inescusável, ó homem, qualquer que sejas, quando julgas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu que julgas, praticas o mesmo.
- E bem sabemos que o juÃzo de Deus é segundo a verdade, contra os que tais coisas praticam.
- E tu, ó homem, que julgas os que praticam tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juÃzo de Deus?
- Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento?
- Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da revelação do justo juÃzo de Deus,
- que retribuirá a cada um segundo as suas obras;
- a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em favor o bem, procuram glória, e honra e incorrupção;
- mas ira e indignação aos que são contenciosos, e desobedientes à iniqüidade;
- tribulação e angústia sobre a alma de todo homem que pratica o mal, primeiramente do judeu, e também do grego;
- glória, porém, e honra e paz a todo aquele que pratica o bem, primeiramente ao judeu, e também ao grego;
- pois para com Deus não há acepção de pessoas.
- Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.
- Pois não são justos diante de Deus os que só ouvem a lei; mas serão justificados os que praticam a lei
- (porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem por natureza as coisas da lei, eles, embora não tendo lei, para si mesmos são lei.
- pois mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os),
- no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Cristo Jesus, segundo o meu evangelho.
- Mas se tu és chamado judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus;
- e conheces a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruÃdo na lei;
- e confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas,
- instruidor dos néscios, mestre de crianças, que tens na lei a forma da ciência e da verdade;
- tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?
- Tu, que dizes que não se deve cometer adultério, adulteras? Tu, que abominas os Ãdolos, roubas os templos?
- Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei?
- Assim pois, por vossa causa, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios, como está escrito.
- Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se guardares a lei; mas se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão tem-se tornado em incircuncisão.
- Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão?
- E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, julgará a ti, que com a letra e a circuncisão és transgressor da lei.
- Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.
- Mas é judeu aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, no espÃrito, e não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.
Romanos