Romanos
Romanos 8
- Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
- Porque a lei do EspÃrito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.
- Porquanto o que era impossÃvel à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado.
- para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o EspÃrito.
- Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o EspÃrito para as coisas do EspÃrito.
- Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do EspÃrito é vida e paz.
- Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser;
- e os que estão na carne não podem agradar a Deus.
- Vós, porém, não estais na carne, mas no EspÃrito, se é que o EspÃrito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o EspÃrito de Cristo, esse tal não é dele.
- Ora, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espÃrito vive por causa da justiça.
- E, se o EspÃrito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu EspÃrito que em vós habita.
- Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne;
- porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo EspÃrito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
- Pois todos os que são guiados pelo EspÃrito de Deus, esses são filhos de Deus.
- Porque não recebestes o espÃrito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espÃrito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!
- O EspÃrito mesmo testifica com o nosso espÃrito que somos filhos de Deus;
- e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
- Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
- Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus.
- Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou,
- na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
- Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora;
- e não só ela, mas até nós, que temos as primÃcias do EspÃrito, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoração, a saber, a redenção do nosso corpo.
- Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?
- Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.
- Do mesmo modo também o EspÃrito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o EspÃrito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimÃveis.
- E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do EspÃrito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos.
- E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
- Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;
- e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou.
- Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
- Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?
- Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? à Deus quem os justifica;
- Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós;
- quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
- Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
- Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.
- Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades,
- nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
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