Romanos
Romanos 9
- Digo a verdade em Cristo, não minto, dando testemunho comigo a minha consciência no EspÃrito Santo,
- que tenho grande tristeza e incessante dor no meu coração.
- Porque eu mesmo desejaria ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;
- os quais são israelitas, de quem é a adoção, e a glória, e os pactos, e a promulgação da lei, e o culto, e as promessas;
- de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém.
- Não que a palavra de Deus haja falhado. Porque nem todos os que são de Israel são israelitas;
- nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.
- Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus; mas os filhos da promessa são contados como descendência.
- Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho.
- E não somente isso, mas também a Rebeca, que havia concebido de um, de Isaque, nosso pai
- (pois não tendo os gêmeos ainda nascido, nem tendo praticado bem ou mal, para que o propósito de Deus segundo a eleição permanecesse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),
- foi-lhe dito: O maior servirá o menor.
- Como está escrito: Amei a Jacó, e aborreci a Esaú.
- Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum.
- Porque diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia, e terei compaixão de quem me aprouver ter compaixão.
- Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus que usa de misericórdia.
- Pois diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei: para em ti mostrar o meu poder, e para que seja anunciado o meu nome em toda a terra.
- Portanto, tem misericórdia de quem quer, e a quem quer endurece.
- Dir-me-ás então. Por que se queixa ele ainda? Pois, quem resiste à sua vontade?
- Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
- Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para uso honroso e outro para uso desonroso?
- E que direis, se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
- para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que de antemão preparou para a glória,
- os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
- Como diz ele também em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; e amada à que não era amada.
- E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; aà serão chamados filhos do Deus vivo.
- Também IsaÃas exclama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.
- Porque o Senhor executará a sua palavra sobre a terra, consumando-a e abreviando-a.
- E como antes dissera IsaÃas: Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado descendência, terÃamos sido feitos como Sodoma, e serÃamos semelhantes a Gomorra.
- Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça, mas a justiça que vem da fé.
- Mas Israel, buscando a lei da justiça, não atingiu esta lei.
- Por que? Porque não a buscavam pela fé, mas como que pelas obras; e tropeçaram na pedra de tropeço;
- como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço; e uma rocha de escândalo; e quem nela crer não será confundido.
Romanos