Olá Márcio Vieira do Rio de Janeiro!
Perguntas semelhantes já foram endereçadas ao portal, e poderão serem consultadas. Em forma resumida coloco algumas indicações.
Os calendários na época de Jesus!
O calendário dos Judeus.
Na Palestina da época de Jesus, a população em sua vida diária seguia o calendário judaico. Este calendário indicava todas as festas de preceito judaicas e os dias de descanso e trabalho.
Jesus não escapou disto. As narrativas dos evangelhos mostram Jesus e seus discípulos indo muitas vezes ao templo de Jerusalém nas festas de preceito: como Páscoa, Pentecostes, Dedicação etc.
A população judaica seguia portanto o calendário judaico que era organizado conforme as 4 fases da lua (chamado calendário lunar). Este chamado calendário lunar tem raízes no calendário babilonês
A Palestina e o calendário romano chamado Juliano:
A Palestina estava sob o regime do Império romano, assim oficialmente seguia também o calendário romano.
Este calendário se chamava Juliano, criado 46 anos antes de Cristo pelo Imperador Júlio César. (os meses do ano foram dedicados aos Imperadores e permanecem até hoje no mundo ocidental). Nesta época o ano passa a ter 365 acrescentado o ano bissexto permanecendo em vigor até a Idade Média. Nesta época surge o calendário gregoriano, instalado pelo Papa Gregório, usado por nós hoje.
O calendário romano inicia com a data da fundação de Roma, que aconteceu no ano 753 antes do nascimento de Cristo, no dia 21 de abril.
Outros calendários:
As civilizações criaram seus calendários. Sempre tiveram grupos de pessoas que observavam os movimentos dos dias, e estações que se repetiam. Com estas observações os sábios do Egito, criaram seu calendário, os da Babilônia da mesma forma e temos conhecimento até do calendário maia e azteca, sem falar dos calendários do oriente, calendário chinês etc...