Olá Thiago Martins de Santa Cruz do Capibaribe - PE!
Pelo texto do Novo Testamento, na Palestina do tempo de Jesus encontramos várias moedas que circulavam e eram utilizadas pela população
A dracma grega é utilizada no comercio: a moeda mais valiosa.
A influência no helenismo na palestina continuou, mesmo depois da conquista de Jerusalém pelo general Romano Pompeu no ano de 63 a.C.
A dracma por ser utilizada no comércio era a moeda mais utilizada e valorizada. Encontramos no Novo Testamento vários textos que falam da dracma. Lembro o episódio da “dracma perdida” em Lucas 15,8.
No Novo Testamento encontramos nomes de moedas usadas na Palestina no tempo de Jesus de vários países. A Palestina tinha sido conquistada pelos Romanos, que utilizavam as moedas do Império Romano na cobrança dos impostos. Mas as transações comerciais que utilizavam a língua grega, devido a chamada helenização, que persistiu por algum tempo mesmo com a presença dos romanos, se utilizava as moedas gregas. Mas existiam moedas de uso diário do judaísmo, chamado siclo utilizado para pagar o dízimo e as taxas do templo (conf. Mateus 17,24 o caso da didracma do Templo) Assim em forma resumida coloco o elenco de moedas que circulavam na Palestina na época de Jesus.
1 - O siclo Judeu: seria para pagar o dízimo e as taxas do templo de Jerusalém. Era usada está moeda porque os romanos conquistadores cunhavam suas moedas com a esfinge do Imperador, considerado deus.
2 – O Denário Romano: servia para pagar os impostos oficiais ao Romanos. Estes impostos eram cobrados por coletores de Impostos chamados publicanos.
3 – Dracma Grega: A mais valiosa. Servia para as transações comerciais. O grego era a língua falada para se realizar os negócios e o comércio com os estrangeiros. Por este tipo de uso se torna a moeda mais importante.
4 – Mina Fenícia; utilizada nas transações comerciais com o pais litorâneo ao norte de Israel a Fenícia.
Consulta:
A.C.O e C.P.O, Jesus sua terra, seu povo, sua proposta, 4 volume, Rio de janeiro, 1990, pág.11.