A cidade de Jericó é famosa na Bíblia por ter sido a primeira cidade "conquistada" pelos hebreus na Terra Prometida. Tendo passado o Jordão, o povo que saiu do Egito finalmente chega na Terra Prometida e conquista esse local, como descrito em Josué 6.
A foto ao lado mostra o espaço que ocuparia a cidade antiga de Jericó. Esse local arqueológico hoje é chamado de Tell es-Sultan e se encontra englobado na atual cidade de Jericó, que hoje é administrada pela Autoridade Palestina.
Não imagine que a cidade fosse grande. Ela era pequena e provavelmente a parte fortificada, com muros, não tinha uma distância superior a 1000 metros, de um extremo ao outro.
A cidade de Jericó
Esse local é famoso não só porque foi conquistado pelos hebreus. Trata-se também da cidade mais antiga do mundo.
Na idade do Bronze essa cidade já era fortificada e representava um dos centros mais florescente dos Cananeus na Palestina. As escavações mostram que ela foi destruída no final do II milênio antes de Cristo, o que coincidiria com a narração de Josué.
O local foi escavado na década de 50 pela famosa arqueóloga britânica Kathleen Kenyon. Ela disse ter descoberto indícios incríveis da destruição passiva da cidade exatamente conforme a descrição da Bíblia, onde os muros primeiramente caíram e depois a cidade foi incendiada e os pertences abandonados. Ela até mesmo encontrou vasos repletos de grãos e cereais indicando que a destruição total foi repentina, de tal forma que seus moradores não esperavam o ocorrido.