Olá Estrondo de Nampula - Moçambique !
Querer relacionar o ensinamento de Jesus que encontramos em Marcos 7,18-19 com uma norma da lei Judaica do Antigo Testamento de não comer carne de porco porque o porco tem os cascos partidos e não rumina, é empobrecer por demais o que Jesus reinterpretou este ensinamento. Infelizmente, existe pessoas que fixando-se no ensinamento do Antigo Testamento querem observar irrestritamente o que o texto diz.
Tenho convicção que a melhor interpretação é está: Nós que somos seguidores de Cristo, vamos observar o que Jesus nos pede, não o que a lei judaica no Antigo Testamento prescrevia para os hebreus.
Ainda sobre a pergunta o que Jesus nos diz é que não são os alimentos, (puros ou impuros, segundo o judaísmo) que mudarão as atitudes e decisões que nascem no coração. Do interior do coração humano que vem o que é segundo Deus ou não.
Melhor seria observarmos o que segue a partir doe Marcos 7,21, ali aparece uma lista de 12 vícios, coincidentemente 6 no singular e seis no plural. Evitar estes vícios é que torna puro o homem. Ainda mais esta lista aparece no Antigo Testamente e também em Gálatas 5,19-21 (já comentado em resposta neste portal bíblico) o catálogo dos vícios e virtudes.
A lista dos vícios em Marcos (Mc 7,21-23) assim aparece:
Vícios no plural:
- 1 - Prostituições,
- 2 - roubos,
- 3 - assassínios,
- 4 - adultérios,
- 5 - ambições desmedidas,
- 6 - maldades
Vícios no singular:
- 7 - malícia,
- 8 - devassidão,
- 9 - inveja,
- 10 - difamação,
- 11 - arrogância,
- 12 - Insensatez,
“Todas estas coisas más vem de dentro do homem, e são elas que o tornam impuro.” (Marcos 7,23) Bíblia de Jerusalém.
_________________
Consulta:
- Uricchio, Francesco, Lancelotti, Ângelo, O evangelho Querigmático segundo Marcos, coleção evangelho hoje, Vozes Petrópolis, 1977, pág.78-79.