Arqueólogos do Canadá encontraram na Turquia um antigo tratado, escrito em letras cuneiformes, que pode ter sido um modelo para a desrição da aliança de Deus com Israel. O arqueólogo Timothy Harrison, da Universidade de Toronto, disse que a "tavoletta", datada do ano 670 antes de Cristo, é um tratado entre o potente rei assírio Esarhaddon e os seus súditos, escrito em linguagem muito parecida com a narração bíblica da aliança de Abraão com Deus.

Mesmo sendo tema de debate, a maioria dos estudiosos admite que os livros da Bíblia Hebraica foram reunidos no século VII antes de Cristo, no mesmo período do tratado. No fim do seu governo, o rei Esarhaddon escreveu este texto com o objetivo de garantir uma sucessão pacífica ao seu trono. Essa preocupação era motivada também pelo fato que o seu pai fora assassinado pelo irmão.

A pedra com a escrita cuneiforme mede 43 x 28 centímetros, contém entre 650 "“ 700 sinais cuneiformes. Foi encontrada em pedaços, mas todos eles estavam próximos uns aos outros. A pedra foi encontrada em Tell Ta"yinat, próximo ao Mediterrâneo, a 300 quilômetros ao norte de Damasco. As escavações levaram à desco berta de um templo com colunas ricamente ornadas, escalas monumentais, testemunhas de um reino potente, destruído pelos invasores assírios, em 738.