Olá Rogerio Pfaffmann Diniz de São Joaquim da Barra - SP
Aqui está a sua pergunta completa:
Na passagem da mulher Cananeia (Mt 15,21-28), “Jesus diz que foi enviado senão as ovelhas perdidas da casa de Israel”, então quer dizer que o Ministério pessoal de Jesus foi para os judeus? E os apóstolos ficaram incumbidos de divulgar a todas as nações pagãs?
Entendo está passagem de forma diferente da sua conclusão: Afirmas que Jesus deveria evangelizar o povo Judeu em primeiro lugar, pois fora enviado para o povo Judeu e os discípulos para os gentios.
Na verdade o que aparece é Jesus andando contra mão da compreensão Judaica. Isto é os judeus afirmam que a era messiânica com todos os seus efeitos seria somente para o povo judaico e os milagres aconteceriam somente em território israelita.
Jesus neste episódio quer deixar um ensinamento novo aos seus discípulos e mostrar para os Judeus que a ação messiânica de Deus é para todos os povos.
Jesus sai do território Israelita e vai para um território pagão, a sírio – fenícia e ali encontra a mulher Cananeia. O seu ensino continua para mostrar a seus discípulos que os que pertencem a seu grupo não são fechados em si mesmo, mas estão abertos para outra realidade. O milagre acontece com a cura da filha da mulher cananéia. Jesus diz a mulher cananeia :
“Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres”. (Mateus 15,28) Bíblia de Jerusalém.
Mais adiante o apóstolo Paulo assume grandemente esta missão. Forma comunidades cristãs entre os gentios.
O ensinamento de Jesus é para todos: seja homem ou mulher, grego, romano ou judeus, escravo ou homem livre. A história de Paulo é bem conhecida que ele chegando em um lugar inicia sua pregação aos judeus e pagãos. Mas com facilidade era rejeitado pelos judeus que tornavam sua vida muito difícil.