Olá Daniel Padilha de Ijuí - RS!
Estamos acostumados com a Parábola do Semeador, que seguidamente lemos e buscamos ensinamentos.
Encontramos também junto com este conjunto de parábolas que os sinóticos nos apresentam a Parábola da semente em Marcos 4,26-29. Vejamos a Parábola:
E disse: “O reino de Deus é como um homem que lançou a semente à terra: ele dorme e acorda, de noite e de dia, mas a semente germina e cresce, sem que ele saiba como. A terra por si mesma produz o fruto: primeiro a erva, depois a espiga e, por fim, a espiga cheia de grãos. “Quando o fruto está no ponto, imediatamente se lhe mete a foice, porque a colheita chegou.” (Marcos 4,26-29) Bíblia de Jerusalém.
A Parábola da Semente faz parte do conjunto dos ensinamentos de Jesus em Parábolas que aparece em apenas um dos evangelhos do Novo Testamento. Assim em Marcos 4,26-29 é uma parábola sobre o crescimento do Reino de Deus. Segue-se à Parábola do Semeador e da Parábola da Lâmpada Debaixo do alqueire e finalizando a Parábola do Grão de Mostarda.
Complementando:
No fundo é a resposta de Jesus aos Fariseus que o importunavam com muitas perguntas descabidas. Ele quer dizer aos Fariseus, que o Reino de Deus que ele anuncia, e que já teve seu início, no momento é pequeno como um grão de mostarda, mas se tornará uma grande arvore. Isto acontecerá por vontade de Deus e não tem retorno. Deus é que cuida e faz crescer.
Consulta:
Casonatto, Odalberto Domingos, As Parábolas de Jesus nos sinóticos. Curso para lideranças na Paroquia São João Batista, bairro Santana, Porto Alegre, 2015