Lucas não aparece nos evangelhos e provavelmente não conheceu pessoalmente a Jesus. Como Marcos, outro evangelista, aprendeu e escreveu sobre Cristo graças aos testemunhos que escutou e - especialmente Lucas - graças às pesquisas que fizeram.
Não há nenhuma menção em algum lugar que estabeleça uma relação de Lucas com Tiago, dito o Menor. Esse Tiago, filho de Alfeu, é um dos 12 apóstolos e é dito "Menor" para distinguir do outro Tiago, que era irmão de João e era chamado de "Maior". Alguns (Eusébio de Cesareia) identificam esse apóstolo com o primeiro chefe da igreja de Jerusalém, que é dito "Tiago o Justo", ou também chamdo de "Tiago o Irmão do Senhor". Mas essa identificação não é tida como correta. A maioria dos estudiosos diz que são personagens diferentes e que nada mais sabemos de Tiago apóstolo, dito "Menor".
Teríamos então:
- Tiago Maior, apóstolo - filho de Zebedeu, irmão de João
- Tiago Menor, apóstolo - filho de Alfeu
- Tiago, Irmão do Senhor, primeiro chefe da Igreja de Jerusalém e presunto autor da Epístola de Tiago
Tadeu
Normalmente Tadeu é dito "Judas Tadeu", sendo diferente do outro apóstolo, aquele que traiu a Cristo. Nos evangelhos de Mateus e Marcos ele não é chamado de "Judas", mas de Tadeu, que passou na tradição como uma pessoa de grande coração.
Em Lucas, ele é chamado de "Judas de Tiago". Acho que essa é a razão que conduz a ligá-lo com Tiago e levem algumas correntes da tradição a ligá-lo com o apóstolo Tiago, como você insinua na pergunta. Mas é provável que a informação de Lucas queira simplesmente transmitir que o seu pai era um certo Tiago, que não podemos automaticamente identificar com um dos apóstolos.