Olá Lucimara de Dona Euzebia - MG!
Interessante observação aparece em sua pergunta. De fato, a carta aos Romanas é a primeira que encontramos no Novo Testamento entre as 21 cartas.
Na época da formação do Novo Testamento, foi o critério da importância do escrito que prevaleceu.
Este critério foi utilizado na ordem dos Evangelhos e da mesma forma aconteceu na ordem das cartas.
Como foi a escolha da ordem de colocação dos evangelhos
Não foi observado o critério cronológico, pois se assim fosse determinado o primeiro evangelho escrito seria o evangelho de Marcos. Entretanto foi escolhido o critério, de divulgação e de maior utilização. Foi o evangelho de Mateus, com origem em Jerusalém, escolhido para abrir o Novo Testamento. Este evangelho era o de maior utilização nas comunidades e tinha um maior número de ouvintes.
Qual foi o critério da ordem das 21 cartas do Novo Testamento
Também não foi utilizado o critério cronológico, pois se assim fosse, a carta aos Tessalonicenses teria sido colocada em primeiro lugar, ela surge por volta dos anos 40 d.C.
Foi colocada a carta aos Romanos, devido a sua forma de apresentação, sendo um verdadeiro tratado de Teologia Pastoral, respondendo muitos problemas que as comunidades nascentes enfrentavam.
A utilização deste critério, não ajuda a compreensão da evolução Teológica de forma crescente. Como se formou a eclesiologia nas comunidades ou mesmo a Cristologia. O problema primeiro das comunidades, era o final dos tempos eminente. Paulo aos Tessalonicenses, respondeu este problema de forma adequada. Se dúvida poderíamos conhecer de forma mais pratica a evolução da Teologia nas comunidades se houvesse a observância do critério cronológico.