Olá Jose Almir Neri de Bezerros PE!
A pergunta já foi feita por vários leitores, de diversas maneiras. Relutei em responder pois já existem respostas no portal. Mas para não diminuir o teu interesse pela palavra de Deus, em forma abreviada darei uma resposta.
Questão fundamental
Uma primeira questão que se levanta é qual o tipo de tradução Biblica? Lendo algumas respostas que foram dadas a esta pergunta, os autores em seus argumentos alertam: A divisão bíblica em versículos (capítulos) que encontramos na Bíblia, diz respeito à facilidade de encontrá-lo quando queremos localizá-lo e não diz respeito nem a extensão, nem ao número de palavras ou em número de letras. Querer contar os versículos de uma Bíblia escapa aquilo que é o verdadeiro, isto é ler os versículo da Bíblia para saber ao menos a mensagem de vida que Deus quer nos transmitir.
O número dos versículos das diferentes traduções da Bíblia
- Na Bíblia a Nova Tradução na Linguagem de Hoje: 31.103 versículos
- Almeida Revista e Atualizada, por exemplo, tem 31.104 versículos (o final de 1Samuel 20.42 se torna o versículo 43)
- Almeida Revista e Corrigida tem 31.105 versículos (além de 1Samuel 20, o final de Juízes 5.31 se torna o versículo 32).
- A Bíblia versão King James, tem 31.102 versículos, pois ajunta os versículos 14 e 15 de 3 João.
Os textos originais em hebraico e grego, por sua vez, trazem um total de 31.171. A maior diferença está no Livro de Salmos: vários deles trazem títulos que aparecem como o versículo 1 no texto hebraico e que, nas traduções, não são numerados.
Bíblia católica possui 35.527 versículos tradução feita da Vulgata possui 73 livros incluindo: (Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, 1 e 2 Macabeus e ainda partes de Ester e Daniel (isto é, Est 10,4-16,24; Dn 3,24-90; 13-14).