Olá Jesus Silva de Teresina - PI?
Na primeira leitura que lemos deste episódio ficamos intrigados porque na forma atual de pensar, imaginamos que conforme o texto Caim não encontraria alguém para se casar.
Este é o fato: Deus criou Adão e Eva e tiveram dois filhos Caim e Abel. Em seguida é narrado o fato de Caim por inveja do sacrifício de seu irmão Abel, elogiado por Deus, tenta livrar-se dele assassinando-o. Aí vem o fato intrigante, como surgiu a esposa de Caim para o casamento se somente existiam Adão e Eva?
Os estudiosos deste assunto nos fornecem duas interpretações:
Primeira interpretação.
O autor desta narrativa supõe que a humanidade já se encontra na fase neolítica. Neste período a arqueologia indica que os homens estão domesticando os animais. Abel aparece como pastor, seu sacrifício a Deus é de animais e Caim cultivava a terra, portanto Caim é agricultor (4,2), só que Caim oferece a Deus os frutos colhidos da terra estragados, desagradando a Deus. Assim podemos concluir, que o fato ocorreu no período neolítico da humanidade, muitos anos depois da Criação de Adão e Eva.
Depois de Caim ter praticado o assassinato de Abel se retira para longe e funda uma cidade (4,17), tem medo de se encontrar com outros homens que o possam matar, etc.
Resumindo esta interpretação:
Assim os estudiosos falam do relato: O fratricídio ocorreu nos tempos de Moisés, século XIII a.C.
Sendo o objetivo do autor ensinar: que quando o homem tira Deus de sua vida ele torna-se perigoso para o próprio irmão. E não mostrar que Caim e Abel da narrativa tenham sido filhos diretos de Adão e Eva. Tudo se passa longe do fato das origens da criação de Adão e Eva.
Disso tudo vemos que não tem sentido a pergunta: “Com quem se casou Caim?” Se o assassinato de Abel é datado do século XIII a.C., então nesta época já havia homens sobre muitos lugares da terra.
Segunda interpretação:
Em Gn 5,3-4 diz que Adão e Eva tiveram além de Caim e Abel o filho Set e outros filhos; neste caso, pode-se entender também que Caim tenha se casado com uma irmã de sangue, nesta época não tinha restrições
Entendendo a Bíblia como um livro que mostra-nos verdades religiosas para serem vividas e não um livro de História ou da formação das raças humanas. Deste fato o melhor e tentar viver o ensinamento demostrado do assassinato de Abel pelo irmão Caim: O homem que se afasta de Deus se torna perigo para seu próprio irmão. Exemplo narrado, Caim assassina Abel por inveja.