Olá Marcia Santos d o Rio de Janeiro!!
Sua observação sobre o significado dos sete castiçais do apocalipse, 1,20 está correta. Por este caminho conseguiremos um esclarecimento melhor.
Porque castiçais representam as Igrejas da Ásia?
O apocalipse utiliza muitas passagens do Antigo Testamento para ajudar os membros das comunidades cristãs a entender melhor a proposta do apocalipse.
O texto do apocalipse assim está escrito: 1,20:
“2Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na mão direita e aos sete candelabros de ouro: as sete estrelas são os anjos da sete Igrejas e os sete candelabros as sete Igrejas.” (Apocalipse 1,20) Bíblia de Jerusalém.
O candelabro, cujo nome de origem é Menorah, é também chamado nas Escrituras Sagradas de “castiçal”, ou simplesmente “lâmpada”. Constitui-se num dos objetos mais importantes e significativos da cultura e da religião judaica. A Menorah pertence ao judaísmo como uso e significado.
João reutiliza a imagem da Menorah, como candelabro e direciona um novo significado.
O texto do apocalipse fala que os 7 candelabros eram todos esculpido em ouro puro (“... uma peça só...”).
Assim aparecia o candelabro uma coluna central, com seis braços, três de cada lado, sendo que a peça inteira era sustentada por um pedestal. No Templo de Jerusalém o candelabro ou a Menorah estava dentro do tabernáculo
Significado dos 7 candelabros:
Biblicamente o significado do candelabro é muito rica: Nele está expresso o Cristo, sua Igreja e o Espírito Santo.
De modo geral, representa Cristo como a luz do mundo, a única iluminação que este mundo tem. As comunidades da Ásia Menor do Apocalipse, não precisam ter medo das tribulações que enfrentam e causadas pelo império Romano. É Cristo luz para as comunidades, proteção e vida.
Lendo a carta as sete Igreja vemos os pontos positivos e negativos de cada uma Igreja e uma única verdade que se anuncia (representada pelo castiçal) devemos andar nos passos de Jesus .
Os braços do castiçal. Aparecem seis braços e um central os quais representam as 7 Igreja anunciadas no apocalipse.
Diz-se que os sete braços representam a Igreja, por duas razões:
) Estão ligadas à coluna central. Do mesmo modo, a Igreja está ligada a Cristo Jesus.
2) Os sete candelabros de Apocalipse 1,20 representavam as sete igrejas da Ásia, na visão de João. Jesus Cristo passeava no meio dos sete candelabros.