Olá Doralice Maria de Paula de São paulo - SP!
Perguntas já endereçadas ao portal de diversas formas e já respondidas. Em forma resumida deixo algumas indicações para sua compreensão.
As palavras circuncisão, circunciso ou incircunciso, são palavras que estão distantes no nosso linguajar e uso diário. Nas leituras bíblicas aparecem estes vocábulos pois fazem parte da cultura e usos dos povos do deserto.
Penso que o mais compreensível é começar pela pergunta: o que é circuncisão. Na pergunta aparece porque cortar o prepúcio? Poderíamos entender em forma radical como cortar, tirar fora. Mas na verdade não tem nada tão sério assim. A circuncisão é uma pratica dos povos do deserto; a maioria tinham esta prática, por razões de higiene. A falta de água no deserto poderia trazer problemas em lavar e higienizar as partes intimas do homem, assim para não terem problemas com higiene, mau odor, irritação, estes povos optaram por deixar a glande do pênis livre, cortando a pele que sobrepõem, assim em contato com a roupa o pênis podia permanecer em melhores condições de limpeza e higiene. Portanto a pratica usada pelos povos do deserto era tirar a pele que cobre a glande do pênis deixando o livre.
Para os judeus a circuncisão passa a ser prática religiosa, que vai identificar aquele que é circunciso como pertença ao povo de Deus.
Significado de incircunciso: Palavra muito usada no Novo Testamento, para os judeus os incircuncisos são os pagãos, ou povos que não pertencem ao seu grupo e que não estão circuncidados.
Na literatura paulina encontramos muito a discussão deste vocábulo, como pertença ao povo de Deus. Paulo reafirma que para ser batizado e ser cristão não há necessidade de passar pela circuncisão.
Jesus logo após ao seu nascimento foi ao Templo de Jerusalém para ser circuncidado (conforme Lucas 2)