Olá Alírio Cavalcanti de Brito de São José dos Campos - SP!
A questão do Reino de Deus e sua compreensão é assunto muito complexo, e que já temos muito material teológico e bíblico escrito. Não vamos querer esvaziar o assunto, mesmo porque se escrever muito, as pessoas desanimam no meio da leitura.
Vamos colocar alguns pontos importantes sem a pretensão de esgotar o assunto.
Qual o caminho que vamos tomar na compreensão do Reino de Deus:
Temos diante de nós dois caminhos espiritual que nos leva a entender Reino de Deus desligado dos nossos compromissos de trabalho e aperfeiçoamento deste mundo. Um outro com os pés no chão que nos mostra que o Reino de Deus foi iniciado por Jesus Cristo e que cabe a nós seus discípulos continuar está construção tornando o mundo mais fraterno, honrado, habitável para todos nós.
Entendendo o Reino de Deus como tarefa a ser construída. (ter os pés no chão)
O Reino de Deus é tarefa a ser construída por todos buscando uma sociedade sem divisão de classes, uma vida saudável para todos e que todos sentindo-se bem. Onde todos pudessem ter boas condições de vida, alimento em suas mesas e trabalho para o sustento.
Não haverá Reino de Deus, onde as pessoas tornam-se opressoras, egoístas querendo tudo para si. Quando isto acontecer haverá necessidade de mudança de mentalidade, de agir e acabar com todas as formas de egoísmo, (ser mais que os outros).
Os evangelhos nos ajudam a entender o Reino de Deus:
Quando existe Reino de Deus, o espírito divino está agindo, como fermento na massa, como semente que cresce, como o joio e o trigo, como o grão de mostarda, como a rede de pesca (Parábolas do Reino em Mateus 13 e Marcos 4.
Nos evangelhos encontramos o Reino de Deus quando eles nos falam:
O Reino de Deus é um Reino de Amor.
- Amor fraternidade.
- Amor misericórdia.
- Amor perdão
O Reino de Deus é dos pequenos:
Quem não se tornar pequeno como uma criança não pertence ao meu Reino.
Um Reino universal.
Todos são chamados e podem pertencer a este Reino.
Condições para entrar n o Reino de Deus:
Estar livre e não ser escravo do dinheiro e do lucro desenfreado.
Estar livre da sede do ódio, e o desprezo as pessoas.
Estar livre da sede de dominar as pessoas.