Conhecemos bem o milagre de Jesus, que cura o paralítico, em Cafarnaum, a "sua cidade", contado por Mateus 9,1-8 (também em Marcos 2 e Lucas5). Quando o homem se apresenta diante dele, Jesus diz:

Tem ânimo, meu filho; os teus pecados te são perdoados.

Essa frase impressiona os que veem a cena e Jesus é acusado de dizer uma blasfêma. Jesus então lhes pergunta se é mais fácil perdoar os pecados ou fazer o milagre. Faz então o milagre, mostrando aos presentes que o "Filho do Homem tem poder na terra de perdoar os pecados..." E ao "ex-paralítico" diz:

Levanta-te, toma tua cama e vai para casa.

Uma possível interpretação em relação à ordem de Jesus para que o homem curado tome o sua maca pode ser vista como uma maneira de enfatizar o poder do milagre. A cama é sinal de debilidade, de fragilidade, de doença; é o objeto que acolhe "nos seus braços" o doente. Depois do milagre, não é mais presente o "poder" da cama, mas aquele de Cristo. Agora o homem não está mais sob o poder da cama, mas, tomando-a nas suas costas, demonstra o seu vigor, a sua nova força. A cama, símbolo da fraqueza, não é usada e agora está sobre os ombros do homem.

 

Outro detalhe

Lendo os três textos, notei principalmente em Lucas que Jesus recebe o paralítico quase comovido pela atitude dos "amigos" do paralítico que carregavam a maca, que no final abriram um buraco no teto para colocá-lo diante do Senhor:

Vendo-lhes a fé, Jesus disse: "Homem, teus pecados estão perdoados"

Que importante é ter amigos que nos colocam diante do Senhor, que têm fé em Cristo. Graças a eles podemos mudar nossas vidas.