Em Êxodo 20,8-11 existe o mandamento de observar o sábado:
Lembre-se do dia de sábado, para santificá-lo. 9 Trabalhe durante seis dias e faça todas as suas tarefas. 10 O sétimo dia, porém, é o sábado de Javé seu Deus. Não faça nenhum trabalho, nem você, nem seu filho, nem sua filha, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu animal, nem o imigrante que vive em suas cidades. Porque em seis dias Javé fez o céu, a terra, o mar e tudo o que existe neles; e no sétimo dia ele descansou. Por isso, Javé abençoou o dia de sábado e o santificou.
Ao invés, conforme o catecismo da Igreja Católica, que muitos entre nós aprendemos na nossa infância, o 4 mandamento fala da “honrar pai e mãe” e é o terceiro que diz para “guardar” o domingo:
Guardar domingos e festas de guarda.
Abordando diretamente a sua questão, é verdade que existe uma diferença entre os mandamentos, entre aqueles que estão na Bíblia e os 10 do Catecismo. Os cristãos são convidados a reservar o domingo como “dia do Senhor”. Isso deriva da tradição cristã. De fato, as primeiras comunidades cristãs, mesmo observando o Sábado, o sétimo e último dia da semana, aos poucos começaram a celebrar também o dia da ressurreição de Jesus (Atos 20,7), aquele que se transformará no domingo, o ‘oitavo dia’, o primeiro dia da nova criação em Cristo, que coincide com aquele da sua volta (1Coríntios 11,26). Quando o cristianismo se difundiu no Império romano e se tornou a religião de estado, englobou no domingo a função do dia de descanso, a memória da criação e da libertação e também o anúncio da nova criação inaugurada pela ressurreição de Cristo.
Como já dito em outras ocasiões, o ensinamento teológico contido na guarda do sábado, segundo a tradição judaica, continua válido até hoje. Ao mesmo tempo, nos damos conta que a tradição cristã, por causa da memória de Cristo ressuscitado, transferiu desde há muito tempo, e depois de um processo de discernimento muito elaborado, os valores do sábado para o domingo.
Sobre esse tema, não deixe de ler essa resposta mais elaborada.
Na Bíblia os "mandamentos" não são chamados assim, mas simplesmente "palavras": as 10 palavras. E entontramos duas versões delas, em Êxodo 20, como você pode ver aqui abaixo, mas também em Deuteronômio 5,6-21. Há poucas diferentes entre esses dois textos. Nesse link você encontra uma tabela com os dois textos em paralelo.
Os 10 mandamentos bíblicos (Êxodo 20,2-17)
-
Eu sou Javé seu Deus, que fiz você sair da terra do Egito, da casa da escravidão.
Não tenha outros deuses diante de mim. - Não faça para você ídolos, nenhuma representação daquilo que existe no céu e na terra, ou nas águas que estão debaixo da terra. Não se prostre diante desses deuses, nem sirva a eles, porque eu, Javé seu Deus, sou um Deus ciumento: quando me odeiam, castigo a culpa dos pais nos filhos, netos e bisnetos; mas quando me amam e guardam os meus mandamentos, eu os trato com amor por mil gerações.
- Não pronuncie em vão o nome de Javé seu Deus, porque Javé não deixará sem castigo aquele que pronunciar o nome dele em vão.
- Lembre-se do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalhe durante seis dias e faça todas as suas tarefas. O sétimo dia, porém, é o sábado de Javé seu Deus. Não faça nenhum trabalho, nem você, nem seu filho, nem sua filha, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu animal, nem o imigrante que vive em suas cidades. Porque em seis dias Javé fez o céu, a terra, o mar e tudo o que existe neles; e no sétimo dia ele descansou. Por isso, Javé abençoou o dia de sábado e o santificou.
- Honre seu pai e sua mãe: desse modo, você prolongará sua vida, na terra que Javé seu Deus dá a você.
- Não mate.
- Não cometa adultério.
- Não roube.
- Não apresente testemunho falso contra o seu próximo.
- Não cobice a casa do seu próximo, nem a mulher do próximo, nem o escravo, nem a escrava, nem o boi, nem o jumento, nem coisa alguma que pertença ao seu próximo»
Os 10 mandamentos segundo a tradição católica
- Amar a Deus sobre todas as coisas.
- Não tomar seu santo nome em vão
- Guardar domingos e festas de guarda
- Honrar Pai e Mãe
- Não matar
- Não pecar contra a castidade
- Não roubar
- Não levantar falso testemunho
- Não desejar a mulher do próximo
- Não cobiçar as coisas alheias