Mateus 4 e Lucas 4 contam as tentações de Cristo, antes de começar o seu ministério. Depois de 40 dias no deserto, jejuando, Jesus teve fome. Então o diabo, para tenta-lo lhe propõe: transforma as pedras em pães. A resposta de Jesus ao tentador é o texto que você menciona na pergunta:

“Está escrito: não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”.

Assim é o texto de Mateus (versículo 4). Lucas 4,4 menciona só a primeira parte desse texto, omitindo a “palavra que sai da boca de Deus”.

Essa é uma citação tomada do livro do Deuteronômio 8, onde também estamos em um contexto de tentação: os hebreus, libertados da escravidão do Egito, na caminhada pelo deserto, são provados, a fim de conhecer o que tinham no coração. Deus queria saber se durante os 40 anos de caminhada pelo deserto, o povo que ele escolheu para si iria ou não observar os seus mandamentos. Assim lemos em Deuteronômio 8,3, falando do povo de Israel:

Ele humilhou você, fez você sentir fome e o alimentou com o maná, que nem você nem seus antepassados conheciam, tudo para mostrar a você que o homem não vive só de pão, mas que o homem vive de tudo aquilo que sai da boca de Javé.

 

As tentações de Jesus

Jesus, no deserto, passa por três tentações, que brevemente poderíamos resumir e interpretar da seguinte maneira:

  1. A fome que faz com que o ser humano busque o próprio sustentamento, aquilo que é essencial para a sua vida, colocando em segundo lugar a Deus. Jesus – e todos nós – é tentado a viver a própria vida como se o Pai não existisse.
  2. Jogar-se das alturas, esperando que Deus o salve: isso significa colocar Deus à prova, tentá-lo a fazer a nossa vontade, afirmando assim a nós mesmos, o nosso próprio ego, esquecendo a vontade de Deus
  3. Adorar o diabo para ter tudo: é a tentação a renegar a Deus e seguir aos falsos deuses, buscando o poder que oferece o mundo.