Uma sinopse, quando se fala de Bíblia, especialmente dos Evangelhos, é a colocação em colunas dos evangelhos, com textos que tratam do mesmo argumento ou contam o mesmo evento. Esse instrumento permite ter uma visão panorâmica e confrontar as diferenças e semelhanças que existem entre os evangelhos. Isso é praticamente útil para os três primeiros evangelhos, que têm muita narração em comum. Basicamente, é por isso que esses três evangelhos são chamados de “sinóticos”.
Existem várias obras que trazem essa sinopse, incluindo os 4 evangelhos. Veja, por exemplo, essa famosa de Frederico Dattler.
O caso que você propõe é aquele do milagre de Jesus, que expulsa o demônio obrigando-o a ir para uma manada de porcos, que se afoga no lago. Esse milagre é contado pelos três evangelhos.
Abaixo coloco os três textos em três colunas, conforme a tradução da Bíblia Pastoral.
Mateus 8,28-33 | Marcos 5,1-20 | Lucas 8,26-39 |
28 Quando Jesus chegou à outra margem, à terra dos gadarenos, foram ao encontro dele dois homens possuídos pelo demônio. Saíam do meio dos túmulos e eram muito selvagens, de modo que ninguém podia passar por esse caminho. 29 Então eles gritaram: «Que é que há entre nós, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?» 30 Havia, ao longe, uma grande manada de porcos que estavam pastando. 31 Os demônios suplicavam: «Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos.» 32 Jesus disse: «Podem ir.» Os demônios saíram, e foram para os porcos; e eis que toda a manada se atirou monte abaixo para dentro do mar e morreu afogada. 33 Os homens que guardavam os porcos saíram correndo, foram à cidade e contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. 34 Então toda a cidade saiu ao encontro de Jesus. Vendo-o, começaram a suplicar que Jesus se retirasse da região deles. | 1 Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. 2 Logo que Jesus saiu da barca, um homem possuído por um espírito mau saiu de um cemitério e foi ao seu encontro. 3 Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. 4 Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo. 5 Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. 6 Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele 7 e gritou bem alto: «Que há entre mim e ti, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te peço por Deus, não me atormentes!» 8 O homem falou assim, porque Jesus tinha dito: «Espírito mau, saia desse homem!» 9 Então Jesus perguntou: «Qual é o seu nome?» O homem respondeu: «Meu nome é ‘Legião’, porque somos muitos.» 10 E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região. 11 Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. 12 Os espíritos maus suplicaram: «Manda-nos para os porcos, para que entremos neles.» 13 Jesus deixou. Os espíritos maus saíram do homem e entraram nos porcos. E a manada - mais ou menos uns dois mil porcos - atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. 14 Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que tinha acontecido. 15 Foram até Jesus, viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, ele que antes estava possuído pela Legião. E ficaram com medo. 16 Os que tinham presenciado o fato explicaram para as pessoas o que tinha acontecido com o endemoninhado e com os porcos. 17 Então começaram a suplicar que Jesus fosse embora da região deles. 18 Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele. 19 Jesus, porém, não deixou. E, em troca, lhe disse: «Vá para casa, para junto dos seus, e anuncie para eles tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por você.» 20 Então o homem foi embora e começou a pregar pela Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados. | 26 Jesus e os discípulos desembarcaram na região dos gerasenos, que está diante da Galiléia. 27 Ao descer à terra, um homem da cidade foi ao encontro de Jesus. Ele era possuído por demônios, e há muito tempo não se vestia, nem morava em casa, mas nos túmulos. 28 Vendo Jesus, o homem começou a gritar, caiu aos pés dele, e falou com voz forte: «Que há entre mim e ti, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Eu te peço, não me atormentes!» 29 O homem falou assim, porque Jesus tinha mandado que o espírito mau saísse dele. De fato, muitas vezes o espírito tinha tomado posse dele. Para protegê-lo, o prendiam com correntes e algemas; ele, porém, arrebentava as correntes, e o demônio o levava para lugares desertos. 30 Então Jesus lhe perguntou: «Qual é o seu nome?» Ele respondeu: «Meu nome é Legião.» Pois muitos demônios tinham entrado nele. 31 Os demônios pediam que Jesus não os mandasse para o abismo. 32 Havia aí perto uma numerosa manada de porcos, pastando na montanha. Os demônios pediram a Jesus que os deixasse entrar nos porcos. Jesus deixou. 33 Os demônios saíram do homem, e entraram nos porcos. E a manada atirou-se monte abaixo para dentro do lago, onde se afogou. 34 Vendo o que havia acontecido, os homens que cuidavam dos porcos saíram correndo, e espalharam a notícia na cidade e nos campos. 35 E as pessoas foram ver o que tinha acontecido. Foram até Jesus, e encontraram o homem, de quem os demônios tinham saído, sentado aos pés de Jesus; estava vestido e no seu perfeito juízo. E ficaram com medo. 36 Os que tinham presenciado o fato anunciaram a eles como o endemoninhado tinha sido salvo. 37 E todo o povo da região dos gerasenos pediu que Jesus fosse embora, para longe deles, porque estavam tomados de grande medo. Jesus entrou na barca, e foi embora. 38 O homem de quem os demônios tinham saído pedia para ficar com Jesus. Mas Jesus o despediu, dizendo: 39 «Volte para sua casa, e conte tudo o que Deus fez por você.» E ele foi embora, proclamando pela cidade inteira tudo o que Jesus havia feito em seu favor. |
Essa sinopse permite a você de identificar as semelhanças e diferenças presentes nos 3 evangelistas, elementos que, às vezes, podem ajudar a verificar a particularidade de cada um deles.