Ola Larissa de Fortaleza - CE!:

No Novo Testamento encontramos quatro evangelhos que  relatam a vida de Jesus, escritos por Mateus, Marcos Lucas e João. Cada um dos autores  contou a história de Jesus. Os três semelhantes que se basearam em Marcos são chamados de sinóticos, possuem um mesmo olhar. O de João último a ser escrito segue um caminho próprio com uma  perspectiva um pouco diferente.

Jesus não teve a preocupação de escrever alguma coisas, não existe  nada sobre sua vida nem sobre seus ensinamentos escritor por ele. Uma vez que ele subiu ao Céu, na Ascenção, os discípulos de Jesus começaram a escrever o que tinham visto e ouvido por escrito. Foi assim que surgiram os quatro evangelhos. O evangelho de Mateus serviu mais para as comunidades de Jerusalém e Judeia, é um evangelho para os judeus. Marcos reproduziu a catequese de Pedro em Roma, Lucas para as comunidades organizadas por Paulo, em especial Antioquia, e João para a comunidade de Éfeso.

 

Somente foram escritos quatro evangelhos?

Muitos outros evangelhos surgiram e foram escritos nas comunidades. Mas apenas quatro Mateus, Marcos Lucas e Joao estão na Bíblia e são dignos de confiança. Os outros relatos da vida de Jesus são conhecidos como os evangelhos apócrifos. Estes evangelhos foram escritos por pessoas que não conheceram Jesus nem os apóstolos. Esses evangelhos apenas relatam lendas e rumores, não testemunhos oculares.

 

O que seriam os livros apócrifos?

Os evangelhos apócrifos são diferentes porque existem muitas fantasias que foram escritos até alguns séculos mais tarde e incluem muitos erros e contradições.

 

Concluindo       

No entanto os quatro evangelhos na Bíblia não contradizem uns aos outros e não têm erros históricos. Já na igreja primitiva somente esses quatro evangelhos eram considerados autênticos e possíveis de comprovar.