Olá Damião Marcos Silva Alexandrino de Quixadá - CE!
Em poucas palavras podemos dizer: viúva nos tempos bíblicos, significa ser descriminada, por ser mulher, mais ainda por ser pobre com a perda do marido. Significa estar impedida de participar ativamente da sociedade. Quer dizer: não aprendia ler, não servia de testemunho em um julgamento, empobrecia devido a impossibilidade de trabalhar e negociar.
Para entendermos o que significa de ser viúva nos tempos bíblicos Antigo e Novo Testamento devemos entender em primeiro lugar como era vista a estrutura familiar nestes tempos bíblicos.
Nesta época a família era patriarcal, tendo a figura do homem como centro decisório de todas as questões da vida familiar. A mulher era desconsiderada e seu lugar era dentro da casa, se preocupando com a alimentação e o cuidado dos filhos. As viúvas eram duplamente desclassificadas, porque eram mulheres e com a viuvez empobreciam.
Embora tanto Antigo Testamento como o Novo a compreensão para viúva é a mesma vamos nos ater no Novo Testamento e da novidade d que Jesus trouxe em relação a mulher e viúvas.
Na Palestina na época de jesus, as viúvas eram duplamente descriminadas
Olhando a situação da mulher na época de Jesus, constatamos que a mulher tinha pouca participação na sociedade e seu mundo era o cuidado da casa e filhos. O homem senhor absoluto na estrutura da família patriarcal, tinha todos os privilégios. A mulher não aprendia ler nem escrever, não podiam se manifestar em algum julgamento.
A viúva com a perda do marido, arcava com a descriminação que lhe a atingia devido ao empobrecimento advindo da viuvez. Sem condições para trabalhar, com o peso de seus filhos, encontrava-se descriminada no meio social. Jesus entendeu muito bem isto, quando comentou sobre a oferta da viúva, quando ressuscitou o filho da viúva.
Ajuda às viúvas, uma necessidade.
O judaísmo dentro da sociedade do tempo de Jesus sentindo este problema preconiza a todos a auxiliarem às viúvas, passando a ser uma das obras de misericórdia no judaísmo. A condição das viúvas e de seus filhos órfãos eram de extrema necessidade (conforme Marcos 12,41ss., que narra a oferta da viúva no Templo).
O que Jesus pensava em respeito a mulher e a viúva.
Jesus anuncia não somente uma nova condição para a mulher dentro da sociedade judaica, mas condena veementemente as pessoas que exploram os órfãos e as viúvas. (Marcos 12,40; Lucas 20,47). Para firmar seu pensamento acerca das viúvas realizou o milagre da ressurreição do filho da viúva de Naim (Lucas 7,11-17).
As primeiras comunidades cristãs foram ao encontro das viúvas.
O livro dos Atos dos Apóstolos, coloca a preocupação da comunidade em atender as viúvas, e foram escolhidos 7 diáconos para fazerem este serviço.