Olá Danilo+Marcos de Quixada - CE!
O texto de João 3,1-8, está inserido do Novo Nascimento. Faz parte do conjunto de textos do Novo Testamento que falam do Batismo. No capítulo 1 de João já aponta que todo aquele que aceita a palavra de Jesus é como um novo nascimento. Isto que dizer: Quem crê em Jesus nasce de Deus e se torna filho de Deus. Esse é o tema que encontramos neste capítulo 3 de João.
Quem era Nicodemos que o texto apresenta?
O texto nos indica que Nicodemos é um dos membros do Sinédrio (grupo de 70) que zelavam pela Lei judaica. Em ouras palavras Nicodemos seria um dos chefes do povo. Nicodemos teve uma intuição especial reconheceu em Jesus o Messias vindo de Deus, que era esperado. Jesus possuía poderes sobrenaturais, realizava milagres que impressionava a todos que conheciam e seguia seus passos.
Pode se dizer que Nicodemos defendeu Jesus junto ao grupo do Sinédrio. Temos conhecimento que Nicodemos e José de Arimatéia providenciaram o sepultamento de Jesus adquirindo o material necessário para sepultar.
Nicodemos, pertencente ao Sinédrio, era um doutor da Lei, conhecia a lei e sua interpretação na integralidade. Podemos dizer que ele era um professor em Israel. Nicodemos estava atento aos milagres de Jesus que o impressionavam. Ele conclui vendo estes milagres que Jesus era Deus. Nenhuma outra pessoa poderia realizar estes milagres.
Não só Nicodemos mas outros membros do Sinédrio começam a perceber em Jesus alguém enviado por Deus. O texto confirma no versículo “Rabi, sabemos que vens da parte de Deus como um mestre” v. ...2...) A expressão está no plural.
O versículo 6 nos diz “o nascido da carne é carne”, isto é um corpo produz outro corpo.
Porem “o que nasceu do Espírito e espírito” (v. 6) isto é o Espírito Santo recebido no batismo produz uma vida espiritual, santa e sobrenatural. Em outras palavras é um novo nascimento.
Esta vida nova, divina que existe dentro de cada pessoa, quando ela é batizada, realidade espiritual, que muitas vezes não percebemos mas que existe.