Olá Hélio Oliveira dos Santos de Rio Verde Mt
O tema bíblico o Senhorio de Jesus, além de ser muito importante vai levar ao ouvinte de uma pregação a não apenas acreditar que está salvo por Jesus mas muito mais que isto leva ao ouvinte a se comprometer com esse Jesus que o salvou.
Assim a Parábola do Bom Pastor se torna um dos textos mais importantes quando se aborda a temática do senhorio de Jesus em um estudo Bíblico.
Numa pregação pegando como base este texto da parábola do Bom Pastor ligando-o ao senhorio de Jesus a explanação vai ter bom resultado.
Os comentários evangélicos sobre a parábola do Bom Pastor ressaltam a importância especial que pastor de ovelhas tem com o rebanho que cuida.
Já no Antigo Testamento conhecemos o fato bíblico em que Davi pastor de ovelhas protegia seu rebanho de algum perigo a levava junto uma vara para espancar qualquer animal feroz. E conhecido o fato do leão que aparece junto a seu rebanho.
Outro fato bíblico que se pode usar como indicativo do Senhoria de Jesus encontramos em Lucas 2,11
Em que os anjos anunciaram aos pastores o nascimento de Jesus como
“o Salvador que é Cristo, o Senhor, na cidade de Davi”( Lucas 2,11) Bíblia de Jerusalém.
Não basta ser salvo por Jesus, Ele tem que ser o nosso Senhor.
Muitos querem ser apenas salvos por Jesus, mas não querem que ele seja seu Senhor.
O Sentido de Senhor (Adonai) vem da palavra Senhor nos textos Bíblicos. Ela também vem da linguagem do escravo que se refere ao seu amo como proprietário e dono.
Assim entendemos o senhorio do Senhor: Jesus nos salva, mas quer ser o nosso Senhor, dono e interferir diretamente em nosso viver.
O Senhorio de Jesus na parábola do bom pastor:
Neste texto podemos perceber a presença do pastor quando Jesus fala dele mesmo. Jesus é o verdadeiro pastor e se preocupa com suas ovelhas.