Olá Anthony Luan da Silva de Souza de Porto Alegre - RS!
A história de Ismael como a Bíblia apresenta, mostra que depois do nascimento de Isaac que se torna herdeiro, sua mãe Agar teve vários incidentes com Rebeca. Mas mesmo assim Deus não abandonou a Ismael. Aconteceram alguns incidentes entre Agar e Saraí, entre Isaac e Ismael, mas nada que pudéssemos classificar como Ismael sendo um rebelde. A leitura do texto sagrado provará isto.
Vejamos alguns fatos bíblicos com respeito a Ismael.
Ismael foi o filho primogênito de Abraão com Agar. A mãe de Ismael era a serva egípcia de Sarai, a esposa de seu pai Abraão. Deus havia prometido a Abraão que lhe daria uma descendência numerosa, mesmo ele á tendo idade avançada (Gênesis 12,7; 15,5).
Sabendo Sarai de sua esterilidade, conforme o costume de sua época ofereceu Agar a Abraão para que um herdeiro da família fosse gerado. Foi assim que Ismael nasceu. Nessa época, Abraão já tinha 86 anos de idade
A história de Ismael
A história Bíblica mostra que Abraão amava se filho Ismael, e considerava como o seu herdeiro. Deus renova a promessa com Abraão, já com 99 anos. Deus promete a ele um descendente de sua própria esposa (Gênesis 17).
Problemas com o nascimento de Isaac
Nasce Isaac e surgem uma série de problemas de relacionamento entre Sarai e Agar. Na verdade antes mesmo de Ismael nascer, Sarai e Agar já tinham se desentendido. Agar acabou até fugindo para o deserto com medo de Sara. No deserto o anjo do Senhor lhe apareceu e ordenou que ela retornasse à casa de Abraão. Foi no deserto também que o anjo lhe disse que o filho que ela carregava no ventre deveria ser chamado de Ismael. Por isto o nome Ismael significa “Deus ouve”, porque o Senhor ouviu a aflição de Agar (Gênesis 16,11).
Mas o desentendimento entre Sarai e Agar alcançou seu auge quando Isaque foi desmamado. Na festa de desmame de Isaac, Ismael acabou zombando de Isaac. Sarai ficou muito ofendida, e exigiu que Abraão mandasse Agar e seu filho embora (Gênesis 21,9-10.
Esse pedido de Sarai contrariava os costumes da época, e causou grande desgosto a Abraão. Mas Deus mais uma vez falou com o patriarca, e garantiu que ele não deveria ficar preocupado com Isaac. O Senhor cuidaria do filho da escrava e também lhe daria uma grande descendência.
Ismael sai da casa de Abraão
Após ser confortado pelo Senhor, Abraão despediu Agar e seu filho. Eles levaram consigo pão e água, mas num determinado momento a água acabou e eles pensaram que morreriam. Porém Deus socorreu os dois, e mais uma vez renovou sua promessa de que faria dele um homem próspero (Gênesis 21,19).