Olá Manoel Dourado de Andradina - MS!
A resposta a sua pergunta é ampla, mas deixo para início de sua compreensão algumas orientações que poderão ajudar-te.
O que segue são apenas orientações não pretendo exaurir o assunto.
Quais as funções de um Pastor evangélico?
O pastor em uma comunidade evangélica pode ter várias funções. A primeira imagem da figura o Pastor em uma comunidade vem do ensinamento bíblico de Jesus que fala do pastor de ovelhas, Portanto o pastor pastoreia as ovelhas de Jesus.
Na Bíblia, as funções de pastor, podem ser entendidas da seguinte forma:
Pastor de uma comunidade é aquele que ensina
O pastor é alguém que estudou profundamente a Bíblia fez curso de Teologia e que em uma comunidade ensina outras pessoas a seguir a Bíblia, explicando o conteúdo e facilitando a compreensão. Isso pode ser feito através da pregação, nos cultos das assembléias, de estudos bíblicos para os membros da comunidade ou conversas pessoais. De um modo geral podemos entender que o trabalho de pastor e de professor muitas vezes se cruza.
O Pastor é aquele que lidera a comunidade
O pastor é aquele que exerce a liderança na comunidade igreja precisa de liderança e orientação, o pastor tem essa responsabilidade, junto com quaisquer outros líderes da igreja. Liderar significa orientar e resolver questões mais problemáticas, promovendo a paz e a união. Portanto o pastor tem autoridade espiritual sobre a igreja.
O Pastor é aquele que cuida
Cuidar da comunidade é o grande trabalho do pastor. É aquele que cuida da vida espiritual dos outros membros da igreja. O pastor dá aconselhamento e ajuda a resolver problemas na vida espiritual, através da verdade da Bíblia. O pastor é como um “médico” da saúde espiritual das pessoas.
Quem pode ser pastor?
Nem todos podem ser Pastores. O candidato a Pastor recebe umchamado para ser pastor! Nem todos têm esse dom mas aqueles que têm devem desenvolver o dom e usá-lo para o bem da igreja.
O que a Bíblia diz sobre isto:
Encontramos na Bíblia recomendações sobre quem deve ser pastor ou líder na igreja vejamos:
Não deve ser um recém convertido – porque ainda tem muito para aprender e pode se tornar orgulhoso –1 Timóteo 3,6
Precisa ser bom cristão, com ótima conduta – sua vida deve ser um exemplo de bom senso, sensatez domínio próprio e competente no ensino – 1 Timóteo 3,2-3
Deve ter boa reputação– não ter fama de fazer coisas erradas e cair no descrédito –1 Timóteo 3,7
Deve amar a Bíblia – entendendo o que diz e se apegando à verdade e a sã doutrina – Tito 1,8-9
Se for pai de família, a forma como educa os filhos mostrará se tem capacidade para liderar a igreja. (1 Timóteo 3,4-5).
Essas orientações ajudam a entender se alguém está pronto para assumir a responsabilidade de ser pastor.