Olá José Roberto Martins de Aracoiaba da Serra - SP!
A sua pergunta a respeito das cartas paulinas, já respondemos varias vezes, inclusive perguntas que se assemelha a esta. Assim não vou me atender em resposta que esgote o assunto, mas aquilo que poderá te ajudar na Compreensão
As cartas Paulinas formam um conjunto de 13 cartas e mais uma a cartas aos Hebreus que existe muitas duvidas a respeito de sua autoria. Segue uma relação das cartas com uma certa ordem no conteúdo:
Cartas Paulinas autênticas:
- Romanos
- Primeira Coríntios
- Segunda Coríntios
- Gálatas
- Filipenses
- Filemon
- Primeira Tessalonicenses
Cartas deuteropaulinas paulinas:
- Segunda Tessalonicenses
- Efésios
- Colossenses
Cartas Pastorais (também consideradas deuteropaulinas):
- Tito
- Primeira de Timóteo
- Segunda de Timóteo
Total de cartas paulinas: 13
Nota
Uma 14 carta a carta aos Hebreus, os comentaristas tem muitas duvidas que seja de Paulo.
Podemos dizer que a doutrina das cartas paulinas tem importância semelhante a doutrina anunciada da por Jesus?
Querer considerar as cartas paulinas com a mesma importância da doutrina que Jesus anunciou e pregou, estaríamos exagerando.
Podemos afirmar que a doutrina Paulina e de um convertido, não conheceu Jesus e tentou anunciar a doutrina de Cristo como um anunciador do evangelho. Divulgar a proposta de Jesus.
Na relação acima podes notar que a maioria das cartas são dirigidas a comunidades em que ele anunciou o evangelho de Jesus Cristo, mas a comunidade não entendeu bem ou queriam voltar a antigas praticas religiosas. São cartas aos cristãos de Roma, aos Gálatas, aos Coríntios aos Efesinos etc.. e mais algumas cartas pastorais que respondem a questões de vivência do cristianismo e que existiam duvidas.