Olá Eduardo Santos de São Paulo - SP
Significado de tribulação:
Tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento encontramos este vocábulo. Vamos nos fixar no sentido que aparece no Novo Testamento. Não como origem grega, mas latina. Neste se entende tribulação como aflição, angustia. O vocábulo português vem do latim de tribulum seria o rastelo utilizado pelos romanos para separar a espiga da palha. Assim se entende que embora a tribulação possa esmagar-nos, ferir-nos, separa a nossa palha do trigo para prepararmos para o celeiro dos céus. Adquirimos a capacidade através da tribulação de amadurecer o caráter. A certeza que Deus está presente em nossa tribulação e nos cuida.
Significado de tentação:
Nos escritos sagrados o vocábulo tentação não é entendido, como hoje modernamente se entende. Tentar como seduzir outra pessoa.
Biblicamente tentar é colocar uma pessoa a prova, e submetê-la a um teste. Isto pode acontecer de duas maneiras: de melhorar as qualidades da pessoa ou também no sentido de mostrar as fraquezas da pessoa.
Significado de provação:
Este vocábulo provação na sua compreensão vem junto com o outro vocábulo tentação. Tentarei em poucas palavras descrever o significado de provação, num contexto que aparece de tentação Este vocábulo encontramos ao longo da Bíblia. Entretanto temos que distinguir bem os dois sentidos que aparecem nos termos provação e tentação.
Provação: Neste sentido é Deus que prova o homem. Quando Deus provoca o homem é num sentido de purificar o homem de suas intenções egoístas e aqui não entra o termo tentação.
Tentação: o sujeito do verbo tentar é o demônio, os homens, ou a concupiscência má do homem.
Colocando um exemplo bíblico de Gênesis 3,1-19:
Na narrativa da queda no paraíso Deusprova o homem com uma prescrição.
Nesta aparece a tentação originada da concupiscência do homem e da serpente, identificado posteriormente como Demônio.
Quanto às diferenças nos três termos:
Para os vocábulos provação e tentação e de fácil compreensão. Na provação sempre aparece a presença de Deus que quer dar ao homem condições de melhorar. Está é a diferença. Na tentação percebemos a presença do mal de satanás que afasta o homem de Deus.
Na tribulação supõe sofrimento dor, que pode levar ao homem se aproximar de Deus através da provação.
Assim entendemos:
Na provação sofremos, mas nos aproximamos de Deus
Na tentação nos afastamos de Deus e aproximamos das propostas do mal feitas pelo demônio.
Na tribulação sofremos, mas ao mesmo tempo amadurecemos para Deus.