Olá Thiago Reschke Marini de Araranguá - SC

Pelas leituras dos livros bíblicos já temos conhecimento que Deus, diferentemente da pessoa humana está sempre pronto a perdoar o pecador arrependido. Ele é a perfeição, e não poderia deixar de perdoar aquele que reconhece seu pecado. A pessoa humana muitas vezes não perdoa, existem sempre muitas barreiras a serem transpostas.

Para a resposta a sua pergunta utilizo alguns dos tantos textos do Antigo e Novo Testamento que falam do perdão divino.

 

Perpassando o perdão no Antigo Testamento

A palavra perdão encontra-se 45 vezes no Antigo Testamento. No Pentateuco, aparecem 18 vezes, em particular nas instruções referentes a expiação de pecados.

“Este é o ritual da oblação […] diante do SENHOR, como sacrifício pelo pecado e o sacrifício de reparação” (Levítico 6,7-11) Bíblia de Jerusalém.

Aparece a palavra perdão 14 vezes nos livros históricos, na oração do rei Salomão na dedicação do templo.

“Escuta as súplicas […] do teu povo Israel […] escuta e perdoa,” (1 Reis 8,30) Bíblia de Jerusalém.

Umas 8 vezes encontramos o “perdão” nos livros proféticos.

“e volte-se a Iahweh […] e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar” (Isaías 55,7). Bíblia de Jerusalém

Portanto estes textos do Antigo Testamento abrangendo parte significante do texto reflete o fato de que ao decorrer da história do povo de Israel, Deus estava pronto a perdoar o pecado daqueles que o confessam. Isto desde a implantação no Pentateuco, no correr da história da nação, como ainda nos livros proféticos nos anos de cativeiro. Deus sempre foi fiel nesta promessa.