Impossível dar uma resposta a esta pergunta, que do ponto de vista bíblico resulta absurda. Julgo assim essa pergunta pois para falar do profeta Samuel e suas eventuais relações, a única fonte confiável que temos é a Bíblia e ela nada diz sobre a sua esposa, tanto menos que se chamasse Eloá, nome que não aparece na Bíblia. Sabemos que Samuel se casou, é verdade, pois teve dois filhos, Joel e Abias, que o profeta colocou como juízes em Bersabeia (1Samuel 8,1-2), que infelizmente não foram tão retos quanto o pai. Embora a bíblia fale dos dois filhos de Samuel, não menciona quem foi sua mãe e a esposa do profeta.

É provável que a pergunta nasça de curiosidade suscitada pela novela "Reis" da Record, que inventa essa personagem Eloá, interpretada por Kiria Malheiros, colocando-a em relação com Samuel. Portanto, concluindo, não é uma história com fundamento bíblico, mas inventada pelos autores da novela para capturar a atenção do telespectador. A história pessoal de Samuel é contada principalmente nos capítulos 1 – 3; 7 – 8 e 12 de 1Samuel. Nesses textos, além das menções aos seus dois filhos, nada se diz da vida sentimental do profeta e juiz de Israel.

Já tivemos oportunidade de dizer em outros momentos que quase nada dos aspectos emotivos e sentimentais, que aparecem nas novelas da Record corresponde às narrações bíblicas que se preocupam pouco com o romanticismo e sentimentalismos da televisão. A Bíblia é pragmática e só conta alguma coisa da vida pessoal dos personagens se serve para destacar o desenvolver-se do plano divino da história e nunca tem a índole morbosa típica das novelas.

A única coisa positiva das novelas da Record é a chamada de atenção para as histórias bíblicas. Ao lado disso provoca muitos problemas, sobretudo ao trasmitir uma interpretação equivocada da Bíblia. Não digo que não se possa assistir a essas encenações, mas sublinho que seja muito importante que o telespectador saiba que são fantasias que não se espelham no texto Bíblico. Veja as novelas tranquilamente, mas complemente essa visão com a leitura da Bíblia sobre o personagem em questão e então terá critérios para criar o seu próprio juízo entre o que é bíblico e o que é invenção dos autores televisivos.