Olá Madalena de Deus Pinto da Barra do Piraí - RJ
Existe muito material escrito que fala da volta dos Judeus para a sua terra. Colocarei na resposta alguns aspectos que são importantes para a compreensão.
A volta dos Judeus para sua terra a reconstrução do templo e a posse da terra.
A situação dos judeus e outros povos que permaneceram em Israel era de pobreza, e dos que retornam do Exílio a grande maioria estava em situação de miséria. Apenas alguns afortunados que se deram bem no exílio permaneceram na Babilônia devido aos negócios, ao trabalho rendoso que possuíam, dificuldades e vínculos a desfazer. Estes optaram em permanecer e ajudaram a financiar a volta da maioria dos judeus, para Israel.
Sob Cambises ou Dario foi que aconteceu o retorno do povo de Deus a sua terra, com a promessa de reconstrução do Templo, de Jerusalém, a devolução dos objetos sagrados do templo.
Os primeiros que retornaram foram da classe sacerdotal, especuladores e judeus piedosos. Os sacerdotes queriam restaurar o culto mediante a reconstrução do templo. A campanha dos sacerdotes para ajuda a reconstrução do tempo com ajuda dos que permaneceram em Israel foi dificil, pois muitos já seguiam outros cultos religiosos e imaginavam que a reconstrução estaria ao encargo dos sacerdotes e levitas. O povo estava voltando do exilio sem trazer recursos para uma reconstrução rápida.
O problema da chegada com os povos que permaneceram em Israel.
As famílias que retornaram deviam receber de volta a terra para iniciarem novamente suas vida. Mas os que ocupavam a terra relutaram nesta devolução e aconteceram muitos problema e dificuldades.
Para que a partilha acontecesse ocorreu a intervenção de Zorobabel para que tudo acontecesse de forma tranquila. Zorobabel tinha plenos poderes para esta ação.
A classe alta não atendeu o chamado dos sacerdote para ajudarem financeiramente. Alegava a miséria generalizada.
Tudo isto gerava problemas de ordem, política religiosa -social. Se reclamava um resposta urgente:
O livro de Malaquias apresenta alguns fatos relacionados a miséria generalizada.
- Descaso dos sacerdotes referentes a o culto. Dificuldades de recursos para agilizar a reconstrução do Templo e do culto.
- Adultérios e divórcios
- Casamentos com mulheres estrangeiras.
- ndiferentismo do povo.
Ai entra em ação Esdras e Neemias numa tentativa de solução.
Assim com estes fatos se pode dizer que a situação socioeconômica era complicada.
Aparece a miséria da população depois de muitos anos trabalhando para um povo estrangeiro. Socialmente aparece casamentos com mulheres estrangeiras, adultérios e divórcios.
Socialmente houveram grandes dificuldades na distribuição das terras para as famílias.