Recebemos de um nosso leitor, Josué Inhan, algumas sugestões de instrumentos digitais para o estudo da Bíblia. Compartimos aqui para que você também possa usá-los.


Tomo a liberdade de compartilhar algumas ferramentas gratuitas e on-line de que faço uso para o meu estudo bíblico. Obviamente não há nada de exaustivo aqui. Tampouco segue preferências denominacionais, embora tendam a uma linha interpretativa mais conservadora e eu, particularmente, opte por um viés de linha Reformada (por conta da minha confessionalidade presbiteriana).

De fato hoje o que há de melhor para o estudo bíblico nos tempos digitais é uma assinatura Platinum do software bíblico Logos (Protestantes); ou do software Verbum (para os nossos irmãos católicos) - apesar de por meio de um, se tiver o pacote completo, você acessa ao melhor conteúdo de ambas as confessionalidades.


Seguem aqui os links. Façam ótimo uso.

EM INGLÊS

  • Logos Bible Software- pesquisar no google e baixar a versão gratuita do programa, os livros gratuitos e o dicionário Lexham (já ajudam bastante);
  • BibleHub.com- www.biblehub.com - É muito bom! - Enciclopédias, linha do tempo, plano de leitura cronológico, Strong e comentários antigos. 
  • Comentários, seminário de interpretação bíblica, enciclopédia e demais recursos providos por Bob Utley, pastor e professor de hermeneutica aposentado pelo seminário dos "Texas Baptists": - 
  • www.freebiblecommentary.org

 

Tradução com comentários

 

Reformados,  mas não só! Se você o explorar você acha muita coisa boa! https://reformedbooksonline.com/ (Esse é legal, pois te dá acesso gratuito até aos comentários da Oxford Annotated Study Bible, incluindo os apócrifos da Ortodoxia Oriental [3 e 4 Macabeus, oração de Manassés...])

 

 

EM PORTUGUÊS

  • Comentários do Pr. Hernandes Dias Lopes, infelizmente, são achados facilmente em pdf no docer. Mas como já usamos o livro físico mesmo pra dar aula, não vejo mal em baixarmos o de Oseias.
  • Comentário Rota 66 (Play store) do Pr. Luiz Sayão (batista).

 


ENCICLOPÉDIAS BÍBLICAS (em inglês)

 

São muito antigas, é provável que a arquelogia bíblica as tenha mudado. Mas ainda assim são muito úteis. 

  • https://www.internationalstandardbible.com/ - Linha mais conservadora; até onde eu se, foi organizada por um pastor Presbiteriano no início do século XX. Muito boa!
  • https://www.biblicalcyclopedia.com/ (Minha preferida! Gosto muito mesmo dela) - mas é opinião pessoal. É que acho ela mt abrangente. Não sei qto ao caráter acadêmico se ela ainda é considerada boa, pois salvo engano ela é do século XIX.

 


ENCÍCLOPÉDIA COMUM:

 

 

APLICATIVOS DE CELULAR

_________________

Josué.