A pergunta completa é a seguinte:
Filho de Maria é utilizado somente para Jesus ou também para seus irmãos? Irmãos de Jesus tem bastante, mas filho de Maria também são muitos?
A Bíblia diz clara e literalmente que “Maria deu à luz a um filho” (Mateus 1,25), mas não há nenhum epiteto do tipo “Jesus, filho de Maria”. Temos é claro, evidência dessa afiliação, como por exemplo no famoso texto de Marcos 6, quando lemos no versículo 3: Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não convivem conosco suas irmãs?” Nesse texto, como você sugere, o evangelista não explicita a relação de Maria com os Irmãos de Jesus.
Jesus e seus “irmãos” é um tema recorrente nas discussões sobra a família de Cristo, influenciada normalmente pelo culto a Maria. De um lado os católicos, para sublinhar a virgindade da Mãe de Deus excluem a priori outros filhos de Maria, exceto Jesus, e alguns evangélicos, para combater o dogma católico destacam as passagens evangélicas onde se menciona os “irmãos de Jesus”. Portanto, deixemos claro que normalmente, por trás dessa busca, tem pouca autêntica teologia e muita ideologia fundamentalista religiosa.
Não sabemos se Jesus teve outros Irmãos. Uma hipótese antiga é que José fosse um viúvo e tivesse filhos e que, portanto, seriam irmãos por parte de pai de Jesus. Essa hipótese deriva de informações de escritos apócrifos, cuja autenticidade história é muito difícil de comprovar.
Do ponto de vista do Novo Testamento, constatamos que há algumas passagens que mencionam literalmente a expressão “Irmãos de Jesus”: Marcos 3,31-34;Mc 6,3-5; Jo 2,12; Jo 7,3.5.10; Atos 1,14; 1Cor 9,5; Gl 1,19. O que significa? Alguns dizem que, considerando a mentalidade da época, irmãos poderia ser também “primos”. Isso não resolve a questão. E nem nós podemos resolvê-la. Gosto de uma hipótese que considera a possibilidade de ver em “irmãos de Jesus” uma expressão usada para, especialmente no Evangelho de Marcos, para identificar aqueles que acreditam em Jesus, no seu ser o Messias, tornando-se "irmão de Jesus". Desse moto, torna-se “irmão” ou “irmã” de Jesus todo aquele e aquela que pertencia à comunidade cristã. De fato, em um certo momento Marcos coloca essas palavras na boca de Cristo:
E repassando com o olhar os que estavam sentados ao seu redor, disse: ‘Eis a minha mãe e os meus irmãos. Quem fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe’ (Mc 3,34).
Quando trato esse argumento, concluo sempre afirmando que a tradição cristã afirma que aqueles que a bíblia chama ‘irmãos de Jesus’ são na verdade seus parentes. E, do nosso ponto de vista, a Bíblia não oferece argumentos para combater essa tese, mas nos dá alguns que podem sustentá-la.