Ao lermos o texto de Mc 3, 31-34, sem um aprofundamento exegético e hermenêutico, até parece que Jesus quis desmerecer sua mãe e aqueles que se apresentavam como irmãos de Jesus. No mundo protestante, há uma interpretação equivocada, por motivos da não crença em Maria como Teotokos, mostrando, muitas vezes, a passagem citada, ao lado da resposta de Jesus na narrativa das bodas de Cana (Mulher, que temos a ver com isso?) como um desmerecimento do título de Maria como sua mãe, isto é, canal de Deus para a encarnação de seu filho.
De acordo com a Igreja Ortodoxa, os referidos irmãos de Jesus foram "adquiridos", levando em consideração a teoria do evangelho apócrifo de Tiago, segundo o qual José, ao se casar com Maria, trouxe de um casamento anterior outros filhos (Tiago, José, Judas e Simão, cf. Mc 6, 3 e MT 13, 55). Apesar de existirem outras teses, a exemplo de "primos por parte de pai, primos por parte de pai e mãe, irmãos carnais, a Igreja Ortodoxa ampara-se nos grandes escritores da Igreja Primitiva como Clemente de Alexandria, Orígenes, Eusébio, Hilário de Poitiers, Ambrosiaster, Gregório de Nisa, Epifânio, Ambrósio, Cirilo de Alexandria que defendiam a tese dos "irmãos de Jesus"serem irmãos por parte de pai (ROSA, 2007).
Um dado importante é que, no século II, não se levantavam dúvidas se os "irmãos"de Jesus eram ou não filhos de Maria. A tradição Cristã sempre mostrou que Maria era virgem antes e permaneceu virgem depois do parto e que os "irmãos de Jesus"da Bíblia são, na verdade, seus parentes. A questão da virgindade de Maria era defendida até mesmo no tempo da Reforma (Lutero e Calvino e, posteriormente, Zwinglio), pois não se discutia ou questionava, naquelas alturas, se Maria teria outros filhos.
De acordo com palavras de Lutero: "Ele, Cristo, nosso Salvador, era o fruto real e natural do ventre virginal de Maria... Isto aconteceu sem a participação de qualquer homem e ela permaneceu virgem mesmo depois disso". (Martinho Lutero, "Sermões sobre João", cap. 1 a 4, 1537-39 d.C.). "Virgem antes, no e depois do parto, que está grávida e dá à luz. Este artigo (da fé) é milagre divino." (Sermão Natal 1540: wa 49,182).
Na visão de João Calvino, "Certas pessoas têm desejado sugerir desta passagem [Mt 1,25] que a Virgem Maria teve outros filhos além do Filho de Deus, e que José teve relacionamento íntimo com ela depois. Mas que estupidez! O escritor do evangelho não desejava registrar o que poderia acontecer mais tarde; ele simplesmente queria deixar bem clara a obediência de José e também desejava mostrar que José tinha sido bom e verdadeiramente acreditava que Deus enviara seu anjo a Maria. Portanto, ele jamais teve relações com Maria, mas somente compartilhou de sua companhia... Além disso, nosso Senhor Jesus Cristo é chamado o primogênito. Isto não é porque teria que haver um segundo ou terceiro [filho], mas porque o escritor do Evangelho está se referindo à precedência. Assim, a Escritura está falando sobre a titularidade do primogênito e não sobre a questão de ter havido qualquer segundo [filho]". (João Calvino, "Sermão sobre Mateus", publicado em 1562).
E, finalmente, Zwinglio confessa a virgindade de Maria e exalta-a acima de todos os homens e anjos: "Creio firmemente que Maria, conforme as palavras do Evangelho que afirmam que de uma Virgem nos nasceria o Filho de Deus, permaneceu sempre pura e intacta Virgem durante e depois do nascimento de seu Filho. Também acredito firmemente que ela foi por Deus exaltado acima de todas as criaturas bem-aventuradas (sobre os homens e anjos) na eterna bem-aventurança." (Ulrich Zwinglio, citado em "Corpus Reformatorum" v.1, p.424).
A comparação que Jesus faz de "mãe e irmãos"é, na verdade, um recurso estilístico do autor de Marcos, a fim de mostrar-nos que aquele que faz a vontade de Deus, torna-se parente próximo de Jesus, ou seja, mãe ou irmão, uma vez que pelo seu sangue na cruz todos nós fomos constituídos co-herdeiros de Cristo ou irmãos de Jesus. O seu sangue nos comprou. Fazer a vontade do Pai é, sobretudo, ter a atitude de Maria, a Teotokos, que, diante do anúncio do anjo não resistiu e aceitou como mulher de fé, pois acreditou naquilo que aos olhos humanos era impossível. "Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim (fiat), conforme a vossa palavra".
Em nossas vidas, precisamos não apenas ter Maria como modelo de fé, de dependência de Deus, de entrega total, mas, acima de tudo, tê-la como Mãe, ponto de convergência entre o céu e a terra. Maria é, pois, a escolhida entre todas as gerações para ser venerada por todos aqueles que a tem como sua medianeira, intercessora. Se por Maria, o salvador pôde, de fato, entrar no mundo e cumprir a vontade do Pai (nos atrair a Ele), quanto mais pode ela, em sua intercessão por nós, diante de seu filho no céu. Amemos, pois, Maria confiando-lhe nossos pedidos e devoção.
A virgindade de Maria
Busca no site
Bíblia online
Últimas novidades
-
- 22/05/2024
- 2831
-
- 20/05/2024
- 3844
O vinho das bodas de Canã, o primeiro milagre de Jesus, era alcoólico?
-
- 20/05/2024
- 2391
-
- 19/05/2024
- 1823
-
- 19/05/2024
- 4060
Newsletter
Arquivos por seções
- Quem escreveu a Bíblia?
- O vinho das bodas de Canã, o primeiro milagre de Jesus, era alcoólico?
- Foi de Nazaré ou de Belém que a Sagrada Família foi para o Cairo? E quantos quilômetros e dias teve a viagem?
- Como José morreu? Qual foi a doença que o levou à morte?
- Há algum livro que fala das leis e costumes do tempo da Bíblia, com explicações?
- Por que o Rei Hiram achou inúteis as terras dadas por Salomão?
- Não encontro informação sobre a morte de Paulo. Foi decapitado?
- Levitas podiam ter propriedades? É do senso comum que não. Mas o que dizer de Jeremias 32.7-14 e Atos 4.36-37?
- 21/03/2021: Novos manuscritos encontrados na zona do Mar Morto
- 10/11/2019: 1,5 bilhão de pessoas não têm a Bíblia na língua que melhor entendem
- 08/09/2019: Setembro, mês da Biblia
- 19/10/2018: Colheita das azeitonas no Jardim das Oliveiras, em Jerusalém
- 30/09/2018: Notícias da Terra Santa
- 26/08/2018: Revista Brasileira de Interpretação Bíblica - ReBiblica
- 16/05/2018: Cristãos celebram Ascensão do Senhor em Jerusalém
- 04/04/2018: Semana santa em Jerusalém
- 23/12/2022: Natal: aniversário de Jesus
- 07/01/2022: Jesus se retira
- 28/12/2020: Massacre dos inocentes e fuga para o Egito
- 29/11/2020: Contexto sociológico, astronômico e histórico do Advento
- 15/11/2020: A inveja da graça dos outros " Parábola dos talentos
- 25/10/2020: "Não pensem que eu vim abolir a Lei e os Profetas"
- 13/09/2020: Perdoar setenta vezes sete!
- 14/08/2020: Assunção ou dormição de Maria
Temas mais visitados
- Mulher do fluxo de sangue
- Dízimo
- Dracma
- Apóstolos
- Cães
- Leão
- Timeu
- Correção fraterna
- Mulher encurvada
- Anátema
- Estrela de Davi
- Abrasamento
- Origem
- Obede-Edom
- Sulamita
- Jesus chorou
- Pequenos/Pequeninhos
- Aleluia
- Glória
- Oferta alçada
- Paz
- Gedeão
- Jacó
- Rebelião
- Discípulo amado
- Profetas
- Caifás
- Comportamento - regras e costumes
- Árvore da Vida
- Dor
- Betesda
- Trabalho
- Pai Nosso
- Eunuco